Pela mui infinita Graça de Deus, estamos mais uma vez aqui para proclamarmos o Evangelho de Nosso Senhor.
Iniciamos hoje mais uma TRILOGIA, porém com 4 postagens, sobre a tríplice familiar: Pai, Mãe, e Filhos. Será quatro postagem, pois essa será a introdução dos assuntos.
Trabalharemos com base em Colossenses, mas fazendo referência a outros Livros Sagrados.
E para pregarmos a Cristo é realmente uma dádiva, porém o convertimento de almas não é somente o necessário, mas também o ensinar e o manter essas pessoas.
E a família é o ápice principal desta apologética, pois ela é a BASE da sociedade. Se olharmos para a sociedade em geral, olhamos automaticamente para a condição da família brasileira. E cá para nos: a sociedade está péssima.
Você cristão, que ama a sua família, leia e aprenda o conteúdo deste blog e das postagens da "Função Familiar", pois será edificante para a sua vida!
Esta é uma postagem introdutória, onde vou falar a respeito da importância da família, e como se deve ser essa relação em geral.
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
Como disse, a sociedade é reflexo da família. Pois, sabemos que a sociedade é composta de famílias. E as famílias são compostas por pessoas. E os componentes da família são os primeiros a terem contato e influência sobre um ser, o bebê.
A história começa exatamente aí: quando um novo ser (bebê) começa a interagir com seus familiares, e eles começam a captar manias, forma de falar, modo de agir, cara, a por fim a forma de pensar. Assim, forma-se o caráter da criança (que segundo psicólogos é formado até no máximo 7 anos de vida). Essa criança será futuramente um indivíduo de influência sobre a sociedade.
Logo, ao crescer o caráter e sua características psicológicas podem sofrer alterações devido a acontecimentos da vida, ou seja, o indivíduo sendo "de bem" ou sendo "de mal" a culpa não pode ser totalizada na família. Mas, como o caráter genuíno fora feita primeiramente pela família, podemos compreender que, pelo menos 90% do caráter de um ser, é de ensino famíliar.
Porque mesmo que sofram influências posteriores a da primeira infância (caráter genuíno), o caráter pode ser moldado de forma que, mesmo que haja influências negativas da sociedade neste ser, o caráter não ira sofrer alteração, justamente por causa que o ser, já esta preparado para não ser influenciado negativamente.
Podemos concluir, na realidade, que a totalidade da formação do caráter de um ser, é de origem familiar.
A FAMÍLIA PERFEITA
Dentre as milhares de famílias que se existem no mundo, qual seria a mais ideal, para servir-nos de modelo? Sinceramente, quando veio essa pergunta na minha mente, imediatamente já veio a resposta: não há. Porque afinal, nunca vi uma família com ascendentes ou descendentes, seja homens ou mulheres, perfeitos em tudo.
Mas na realidade há sim! E você, como cristão, já deve ter ouvido falar!
Essa família é conhecida no ramo cristão como Trindade Divina. A Família Divina. Nela conseguimos encontrar diversas característica que nós devemos aprender e praticar.
Você pode estar pensando "Mas eles são Deuses", digo a você que você pensou errado, Eles são Deus. E aqui está a primeira lição: Harmônia e Unicidade.
É essencial em qualquer família. O sincronismo e perfeita forma de pensar (que determina tudo, como foi discutido na postagem "A origem do Pecado no homem Cristão") deve ser subentendido a UNICIDADE e HARMONIA.
A unicidade é a capacidade de ser todos, apenas um. Podemos então entender, que estamos falando de união. E a principal característica daqueles que tem em si a união é ter harmonia.
A Trindade em si são perfeitos em harmonia, tanto é que (ainda hoje) se tem uma certa dificuldade em distinguir as Três Pessoas, porque são perfeitamente iguais, porém com intuitos e funções diferentes.
Assim deve-se ser as famílias contemporâneas. Terem uma forma de pensar, de decidir, e de se relacionarem idênticas, porém sem deixar de cumprir com sua função, que são diferentes em cada papel da família.
A Família Divina, assim como a Família Terrena Natural, são compostos por três figuras. E essas três figuras possuem uma relação.
Antes de entrarmos no assunto é bom falarmos, que Deus não possui sexo. Colocamo-o como figura masculina, devido ter sido homem, quando Ele se fez de humano.
DEUS PAI E O PAI (Paternidade- O pai em relação ao filho)
Não é só no nome que estes dois seres devem ser parecidos. Primeiramente, Deus Pai é o Mantenedor, no sentido de ser a única Fonte de Poder para manter o Universo. O papel do pai humano reflete a isto, ele deve ser o mantenedor da família, deve ser o provedor.
Deus Pai é o planejador, como diz a bíblia, o Arquiteto. Aquele que administra o futuro do homem, e o planeja em todos os seus passos. O pai humano deve também compreender e aplicar-se nisto. Administrar e Planeja corretamente a sua família, como um todo, desde a suas finanças, até as coisas básicas como a limpeza da casa. Peça sabedoria a Deus!
A maior ação, e a maior entrega que Deus Pai já fez foi a de seu filho, Jesus Cristo. Por isso, que João disse, que Deus é amor. Assim, devemos ser para com os nossos filhos, sermos transbordantes em amor. O amor, é preciosamente buscado por todos os seres humanos, e é dever do pai, mostrar e dar este amor, pois se na família não achar, ele vai achar no mundo.
Jesus Cristo não foi ensinado, pois Ele é Sábio por natureza, porque Ele é Deus. Mas, nós que não temos filhos que nasceram sábios, devemos instruí-los. O maior erro do homem está nesta parte, não saber ou não conseguir instruir os seu filhos. Logo, eles enfrentaram o mundo, e estarão sozinhos, e se você não o preparou, ou o preparou incorretamente, infelizmente estará preso ás garras afiadas do inimigo de nossas almas.
Como Cristo é a imagem perfeita de Deus Pai, e são extremamente idênticos por natureza, os filhos devem espelhar o pai. Não digo fisicamente, obviamente. Mas, falo em espelhar-se no caráter. Mas temos que levar em consideração três perguntas: Como é o caráter do pai? Se o seu pai não tem um bom caráter, que tal influencia-lo? Você mudaria o que no seu caráter, para que seu filho herde um caráter melhor?
Para influenciarmos, ou seja, tornar do seu filho o seu espelho, necessita-se de alguns requisitos. Primeiramente, reflita nas três perguntas acima. Depois, veja qual caráter deve-se ser pregada ao filho. Agora, comece a fazer o bem, ensinando-o claramente o que é bom e ruim. E por fim, praticar em suas ações aquilo que você ensinou. Assim, tu serás bem sucedido, e Deus te honrará e logo seu filho verá que Deus é contigo, e ele vai querer ser igual a você.
Deus Pai, é o que inspira e expressa o Verbo. Deus Pai é o Planejador, Cristo o executor. Assim, Deus Pai tem a função de inspiração ou admiração, ou seja, querer ser como tal. Assim, como quando crianças, olhávamos para os desenhos da televisão, e nós queríamos ser que nem eles, e ficávamos brincando de ser aquele personagem, que nos inspirava demais. Seja você objeto de inspiração! Será que seu filho inspira-se em você?
DEUS FILHO E A MÃE (Maternidade- A mãe em relação ao filho)
Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo é a maior expressão de amor de Deus. Assim, eu comparo a figura da mãe com a pessoa de Cristo, devido que minha mãe é emanente do amor. A mãe deve cumprir esse papel extremamente dificultoso, pois exige para algumas, ir contra a sua própria natureza. E ir contra a sua própria natureza é, sem dúvidas, a coisa mais difícil de se fazer!
Cristo emana e transborda amor em tudo, a mãe deve ser assim também. Emanar o amor exige muita mudança, digo o amor bíblico! A mãe na verdade é a personagem que mais sofre, devido ser a ponte da entre a justiça e o amor, assim como Cristo é. A mãe deve saber exigir mas também deve reconhecer a fraqueza e erros. Dos três personagens, o da mãe é o mais precioso!
A mãe deve sempre pregar a obediência e a tranquilidade, mas sem deixar de exigir que o filho cumpra seu papel social, moral, e intelectual. A mãe é responsável pelas crianças nestas três áreas: SOCIAL: verificar os amigos que seu filho anda, pregoar que o maior amigo dele sempre será Jesus Cristo, você (mãe) e o pai, e se verificar que os filhos que ele anda não é de boa companhia proíba-o de andar com eles. MORAL: dar consciência ao filho de que ele é futuro da sociedade, como os delinquentes da sociedade sofrem, ensinar valores é fundamental deve-se ser pregado como supremacia. INTELECTUAL: a importância dos estudos, da formação e do estudar, pois não podemos deixa de lado, ou colocar como inferioridade essa função, o estudo.
A mãe não pode errar na compassividade, e no exagero de castigos, ou castigos injustos, é um erro grande, que ao aderir ao caráter da criança será extremamente ruim. A mãe quando se prega justiça, prega-se em perfeição, devido a necessidade de fazer desta criança um homem de honra, que pregoa e pratica justiça. Assim, devemos também alertar, que assim como alertei na postagem acima, os filhos aprendem mais observando do que ensinando, portanto não apenas ensine, mas se faça de exemplo perfeito em ações.
DEUS ESPÍRITO E O FILHO (Filiação- O filho em relação aos pais)
Vemos hoje que os filhos são mais voltados á amizades do que aos pais, e este é o principal erro, que tem desencadeado inúmeros problemas nesta sociedade ao qual vivemos. Muitos não vêem como uma mudança negativa, porque conforme há a passagem dos anos se há mudanças: há novas tecnologias, diversas inovações, aprimoramentos, e isto realmente é muito bom. Porém, o que estamos modificando também, não é só a aparelhagem de nossas casas, mas sim a aparelhagem dos nossos caráteres.
Alguns princípios que tínhamos nas décadas passadas foram esquecidas. Uma coisa muito óbvia, que inclusive hoje não damos o mínimo de valor, é por exemplo, um simples bom dia. Isso era comum, mesmo para pessoas desconhecidas, que você talvez nunca tenha visto na vida, e você o olhava na rua "olho-a-olho'', você já dizia: "bom dia!". Essa relação de cumprimentar, pregoa uma satisfação e um desejo bom em relação aquela pessoa. A pessoa que recebe um bom dia, sente-se mais amada, ainda mais que era uma coisa constante, de toda sociedade, e não de alguns "gatos pingados".
A pessoa que se sente amada, se sente mais feliz, mais realizada. Hoje, buscamos tanto dinheiro, fama, poder, mais na realidade estamos nos esvaziando. Em um post que fiz, intitulado "Você está vazio?" Nele eu comento a cerca desta incessante e cega busca, que no fim só se tem vazio. Fiz esta postagem, depois de um ator extremamente conhecido morreu Robin Williams.
Então aqui esta a primeira, e principal lição ESCUTAR, ACATAR e OBEDECER aos seus pais. Pode até parecer a mesma coisa mas são diferentes. Escutar é dar atenção, ou seja, ouvir e entender o que seus pais estão lhe ensinando. Acatar e tomar aquilo pra si, como estilo de vida e ensinamento extremo em sua vida. Obedecer é praticar diligentemente, ou seja, de forma perfeita os ensinos e as ordenações.
Assim como o Espírito Santo testifica a Cristo, os filhos devem testificar os pais. Testificar significar dar testemunho, mas não somente com palavras de elogios, mas sim praticando, em forma de ações perante a sociedade, que seus pais não são apenas pais, mas pais cheios do Espírito Santo, e de Vida com Deus. Pois aqueles que tem vida com Deus, possuem humildade e temor a Deus, que é justamente o princípio da sabedoria.
Amados leitores deste humilde blog, agradeço as visualizações e comentários, estamos com uma página no face, é só clicar no nome do blog abaixo.
Curta, comente e compartilhe, e APLIQUE!
Página no Facebook: RASGOU O VÉU
Gabriel Henrique
contato.rasgouoveu@outlook.com
O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!
EU SOU LIVRE, E VOCÊ???
O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!
EU SOU LIVRE, E VOCÊ???
Nenhum comentário:
Postar um comentário