Pela misericórdia de Deus, estamos mais uma vez aqui para proclamarmos o Evangelho de Cristo, que se é propagado pelas Nações!
Estamos continuando uma das últimas postagens ''A Bíblia como essência Cristocêntrica", que busca interpelar apologeticamente, a cerca das figuras de linguagem Cristocêntricas, que sempre esteve presente, e que hoje comparamos e comprovamos: Cristo é o Messias prometido, logo virá.
Para comprovar isso, pegarei apenas parte das profecias, e figuras de linguagem. Mas quero deixar bem claro: Existe em alguns, muito mais que uma.
PROVÉRBIOS- Relato no capítulo 29- Jesus é a Rocha confiável (Cristologia Hamartológica)
Em diversas passagens temos Cristo como a "rocha". A rocha ferida que jorrou água (Ex 17:6), temos o homem que construiu a sua casa (Mt 7:17), a rocha que gerou tudo (Dt 32:18), e muitos outros. E rocha traz um sentido de segurança e confiança. Apenas em Cristo temos a certeza da Salvação. Se você construir sua casa, sobre a rocha que gerou tudo e que foi ferido um dia (JESUS), você pode confiar e descansar, pois ali você estará seguro.
ECLESIASTES- Relato no capítulo 1- Jesus é o Homem Perfeito (Justificação pelo Sangue)
Salomão, escreve no versículo 1 "filho de Davi, rei em Jerusalém". Salomão em sua sabedoria, assemelhava-se bastante com Cristo, mas nas demais áreas não foi exemplo em nada. Mas o interessante é que ele se coloca como filho de Davi, assim como Jesus Cristo se colocou. Eu e você devemos fazer o mesmo, espelharmos em Jesus Cristo, assim como Paulo nos aconselha na maioria de suas cartas. Isso é muito difícil, pois exige-se mudanças em sua vida, em vez de fazer o mal façamos o bem!
CÂNTICO DOS CÂNTICOS- Relato no capítulo 1- Jesus é a Manifestação do Amor (Trindade Ahavá)
Deus escolheu a Israel, e o amor dele foi muito grande! Este livro retrata e relata esse mui infinito amor, que figurativamente diz a cerca dos noivos. Aqui também podemos ver o amor que Cristo tem pela sua Eleita. Um amor imensurável, de grandeza tão inumerável e incontável, que fez com que Ele se entregasse na Cruz, para que seu sangue jorrasse e nos desse hoje chance de sermos Salvos.
ISAÍAS- Relato no capítulo 53- Jesus é o Cordeiro que Tira o Pecado do Mundo (Hamartologia)
Isaías é considerado o maior profeta Messiânico. Mas de todos os capítulos que ele profetiza a cerca de Cristo, o que eu mais gosto é deste! No versículo 6 ele deixa muito claro: Jesus é o que tira os nossos pecados. Ele é o justificador, que através do seu sangue derramado na Cruz do Calvário, hoje está sobre mim e sobre você. Pois, quando aceitamos a Cristo verdadeiramente, recebemos em nós o sacrifício que Ele fez. Por isso, temos hoje a convicção da Salvação, que ganhamos não por merecimento ou por sermos melhores, mas porque o Criador morreu pela Criatura!
JEREMIAS- Relato no capítulo 2- Jesus é de origem Excelente (Aliança Cristianística)
A vida do profeta Jeremias como um todo tipifica a Cristo de forma mui excelente. No versículo 21, caracteriza a Cristo como sendo de Natureza Divina, ou seja, foi implantado por Deus. E por ter sido gerado em Deus, era uma vide Excelente. Cristo é em tudo Deus, Cristo é em tudo excelente. Por ser de Origem Divina, possui uma semente inteiramente pura, ou seja, o único cordeiro que é realmente e totalmente imaculado, o único que passa nos quesitos de sacrifício perfeito. Cristo em nós entrou e tomamos a sua Santidade através do seu Sangue, mas ainda insistimos, infelizmente, em ser "vide estranha"
LAMENTAÇÕES- Relato no capítulo 3- Jesus é a Misericórdia do Pai (Soteriologia Cristã)
Jeremias, conhecido como profeta das lagrimas, tem um ânimo nesta parte deste capítulo: a misericórdia de Deus para conosco. Jesus é a manifestação física da misericórdia do Pai. Pois se Cristo não se manisfestasse não haveria mais esperança. Assim como o profeta diz que a Misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos, posso afirmar mais ainda, que por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo ( a misericórdia) é a causa de não sermos consumidos pelo Fogo do Inferno.
EZEQUIEL- Relato no capítulo 36- Jesus Reina Eternamente (Escatologia Milênio)
Como éramos inimigos de Deus, estávamos condenador a um lugar sem Deus. Porém com o aceite ao nome de Nosso Senhor, obtemos a nossa passagem ao lugar onde Ele reina. E finalmente, cumprirá esses versículos 28, onde declarar-se-há que somos o Povo de Deus, e que Ele realmente é o Nosso Deus. E o versículo 29 hoje, já se cumpriu pois todo aquele que já aceitou a Cristo, tem em ti a livramento da imundícia, o que não pode é corromper-se novamente.
DANIEL- Relato no capítulo 2- Jesus a Única Porta de Escape (Unicidade da Soteriologia)
Nabucodonosor não é, nem de longe parecido com Deus Pai, mas a sua posição indica a Majestade do Pai. Nabucodonosor promove a Daniel, como Primeiro Ministro. E como ele diz no versículo 49, ele ficou ás portas do rei, ou seja, para ter acesso ao rei era necessário passar por ele. Com Cristo é da mesma forma, Ele é a unica porta para termos acesso ao Pai. Ele é a unica porta para adquirimos realmente os céus. Ele é a unica Porta existente.
OSEIAS- Relato no capítulo 1- Jesus é o Amor de Deus (Incessante Sangue Justificador)
Assim como Gômer andava perdida, nos andávamos perdidos. Assim como Oseias tirou e limpou a Gômer do mundo e do pecado, Cristo nos limpou e nos tirou do pecado e do mundo. Assim como Gômer não deu valor e retornou a praticar o pecado, alguns de nós assim fazem, retornando ao mundo em sua vida de pecados. O casamento de Oseias e Gômer tipifica a relação de Cristo e da sua Noiva, por isso que Oseias busca novamente a Gômer, porque Cristo nunca cessa de nos dar e oferecer o seu Sangue Justificador.
JOEL- Relato no capítulo 2- Jesus é o Argumento do Espírito Santo (Relação Trinitária)
Jesus por ser o grande santificador, só possível o Espírito Santo fazer-lhe morada apenas quando se há o aceite do Nome de Jesus. Quando Joel profetiza a cerca da descida do Espírito Santo sobre todos, não só judeus ou só pelos intermediadores, enfatiza-se que Cristo morreria por todos e todos poderiam receber a Cristo. Por isso, o Espírito Santo por ser o que convence o homem, sempre argumenta a cerca de Cristo, pois Ele é o Salvador.
AMÓS- Relato no capítulo 9- Jesus é o Dono do Céus (Santa Morada do Altíssimo)
Jesus, é o Senhor de tudo, pois todo o Poder foi dado a Ele. E Ele nos colocará nos céus, pelo intermédio do seu sacrifício. E uma palavra de Esperança Perpetua se prega, nesta morada que o Senhor Nosso prometera: nunca mais dali sairemos, não porque não podemos, mas porque não queremos. Ao contrario dos que são condenados ao inferno, pois dali não podem sair, mas porque estão presos condenados a eternidade e sofrimento.
OBADIAS- Relato no capítulo 1- Jesus é o Provedor da Salvação (Soteriologia Comparativa)
Edom significa Vermelho ou rosado, Israel homem que reina com Deus (há divergências na etimologia). Edom tipifica Adão e Israel tipifica a Cristo. Adão trouxe vergonha, pecado e escravidão. Cristo trouxe galardão, santidade, e libertação. Quando aceitamos a Cristo morremos para o mundo, e por sequência, não fazemos a vontade da carne. Adão amou mais aos desejos da carne, mas Cristo nos ensina a amar os Frusto do Espírito. Qual deseja tu praticar? O Espírito!
JONAS- Relato no capítulo 1- Jesus é Onipotente (Todo Poder a Ele pertence)
O ápice do testemunho de Jonas é conhecido por toda parte. Em um breve resumo temos Jonas negando sua sua missão, depois é jogado no mar pela sua própria instrução, os navegantes o jogam com temor, e fica durante 3 dias e 3 noites, totalizando 72 horas. Jesus pediu ao Pai o "afasta este cálice", assim como Jonas pediu, Jesus foi lançado a morte pelo seu próprio querer, assim como Jonas foi lançado ao mar, Pilatos lavou suas mãos (sinal de temor) os navegantes também, Cristo ficou morto por 72 horas, Jonas ficou na barriga do peixe por 72 horas. Cristo assim pegou a chave da morte e concluiu sua missão, iniciando assim o Evangelho. Cristo tem todo o Poder!
MIQUEIAS- Relato no capítulo 2- Jesus é o Eterno em Excelência (Atributos Divinos)
Miqueias escreveu seu livro, que é Messiânico quase por completo. Temos no versículo 12 falando a cerca do Segundo Advento de Cristo, no capítulo 4 ele diz a cerca do Reinado de Cristo, da Paz Universal que Cristo estabelecerá, a Prosperidade Universal, acrescenta a cerca da Nação Eterna de Cristo, a Eleita Igreja Universal, no 5 ele fala a cerca do Primeiro Advento do Messias, o Arrependimento que Cristo pregaria pelo Seu Sangue, e diz a cerca do Anticristo e sua luta com Cristo, e no capítulo 7, fala a cerca da união de Israel em um único lugar! Deus é Eterno!
NAUM- Relato no capítulo 1- Jesus é o Juiz Justo (Soteriologia)
Naum profetizou, e hoje nos trás a tona da característica de Deus que nós não muito observamos, a sua Justiça Perfeita. Naum revela que Jesus, por ser Deus, julgará com Excelência, pois tudo está patente aos seus olhos, e a base do seu trono é Juízo e Justiça. Ele revela que Cristo Julgara, e cumprirá a "vingança" de Deus. Depois do julgamento, como ele revela no versículo 15, nunca mais voltará a pisar por ti o ímpio.
HABACUQUE- Relato no capítulo 2- Jesus é a Própria Glória Divina (Unidade Trina)
Assim como Habacuque profetizou, aconteceu e acontecerá. no versículo 14 ele diz que a Terra se encherá da Gloria de Deus. Isso aconteceu de certa forma, mas acontecerá literalmente. De certa forma, conseguimos viver a glória de Deus através do Espírito Santo de Deus, e nas experiências que Ele nos concede. Porém, a Terra se encherá literalmente no Reinado de Jesus onde o Próprio Senhor Reinará, com poder e glória, e a Terra se encherá, todos sentiremos esse Poder, e ver sua Glória.
SOFONIAS- Relato no capítulo 3- Jesus é o Senhor do Futuro (Onisciência Eterna)
Sofonias recebe uma exímia revelação, que posteriormente em Apocalipse, João detalhará. E um dos eventos que ocorrerá é a Batalha do Armagedom, onde o Anticristo coloca todas as Nações do Mundo para lutar contra Cristo. Porém, por possuir todo poder Existente e possuir to Conhecimento existente Cristo já revela: derramarei sobre eles minha indignação, e todo o ardor da minha ira.
AGEU- Relato no capítulo 2- Jesus é a Esperança Esperada (Escatologia)
Ageu profetiza trazendo a ideia comparativa de morada sendo que a primeira casa é a terra ( primeiro templo) e a segunda morada serpa o céu (o segundo templo), assim o céu é um lugar de Glória permanente, pois ali estará a própria Glória. A espera em Cristo fazer da Terra o Seu Reino, já era profetizada e esperada pelo Antigos, e nós serpa que ansiamos tanto assim? Não só a terra, mas nós devemos estar esperando a Esperança, Cristo Jesus.
ZACARIAS- Relato no capítulo 9- Jesus é o Divino Humilde (Atributos Cristocêntricos)
Zacarias profetizou, a cerca de duas conceituações dos atributos de Cristo. No versículo 9 ele cita que o Rei, viria num jumentinho, dando o simbolismo profético da humildade que se tem o Cristo. E no versículo 10 ele cita a cerca da Seu Reino, e o Atributo Divino de justiça. Ele, o pobre carpinteiro que injustiçado morreu na Cruz por nós, voltará para Reinar sobre o Mundo, com Paz, Justiça e Vida. Enquanto a Primeira Vinda já se foi cumprida, aguardamos ansiosamente a sua Segunda Vinda, onde finalmente o veremos, face a face.
MALAQUIAS- Relato no capítulo 3- Jesus é o Dono do Arrebatamento (Escatologia Pré Milenista)
Malaquias profetiza, no versículo 1 a cerca da Primeira Vinda de Cristo, e a cerca de João Batista, ao qual preparou o caminho ao Senhor. Já no versículo 2, fala a cerca da sua Segunda Vinda. É muito claro, pois no versículo 2, Cristo virá como fogo do ourives, ou seja, em glória. Cristo voltará poderoso, para buscar todos aqueles que creram e aceitaram o seu nome. Estes receberam o seu sacrifício, feito na Primeira Vinda, estes então viverão em Glória com Ele.
Amados, essa é a parte II, da postagem "A Bíblia como essência Cristocêntrica". Essa postagem é totalmente de minha autoria, como todas as postagens. Caso forem utiliza-la, por favor, mencione a cerca da autoria: Blog RASGOU O VÉU.
Cristo é surpreendentemente perfeito! O Velho Testamento é o próprio Cristo, assim como o Grande Teólogo e Apóstolo Paulo diz no seu livro Aos Romanos. 10.4:
"Porque o fim da Lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê".
Assim, a Cristo devemos reverência e esperança. Reverência em termos totalmente uma vida á Ele. E esperança em sua Segunda Vinda, o Arrebatamento.
"Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará."
Hebreus 10.37
Obs: Na última postagem, intitulada ''o que você tem nas mãos?" Eu escrevi que escreveria a Bíblia inteira de forma Cristocêntrica, porém depois de pensar, não vi sentido em escrever o Novo Testamento. Farei apenas o Velho Testamento. Já postamos a parte I de Gênesis a Salmos (clique aqui), logo esta é a parte II de Provérbios a Malaquias. E também, continuamos a postagem acerca da FUNÇÃO FAMILIAR, onde já se foi postado INTRODUÇÃO (clique aqui)
Gabriel Henrique
contato.rasgouoveu@outlook.com
O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!
EU SOU LIVRE, E VOCÊ???
O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!
EU SOU LIVRE, E VOCÊ???
Nenhum comentário:
Postar um comentário