Pela misericórdia de Deus, estamos mais uma vez aqui para proclamarmos o Evangelho de Cristo, que se é propagado pelas Nações!
Cristo é tudo. Simplesmente tudo. Ele está em tudo o que é bom. Ele está em tudo o que é ruim. Pois, sem Ele nada pode acontecer, nem o mal, sem a sua permissão.
Ele é o Princípio, o Fim, o Mantenedor, o Fiel Amigo. Ele é Onisciente, Onipotente, Onipresente. Ele é Deus!
E, como sabemos, Cristo só aparece fisicamente a partir do Novo Testamento, a Nova Aliança. Porém, Ele já existia antes da fundação dente Mundo!
A Bíblia, por inteira, indicava no Velho Testamento: Ele virá. E veio. E agora, novamente: Cristo virá. E temos o aguardado ansiosamente.
Quero hoje, mostrar aqui a cerca das figuras de linguagem Cristocêntricas, que sempre este presente, e hoje comparamos e comprovamos: Cristo é o Messias prometido, e logo, logo virá.
Para comprovar isso, pegarei apenas parte das profecias, e figuras de linguagem. Mas quero deixar bem claro: Existe em alguns, muito mais que uma.
GÊNESIS- Relato no capítulo 22- Jesus morreu em nosso lugar (Teologia da Substituição)
Abraão é ordenado para que matasse Isaque, o filho da promessa. Então, Abraão pega seu filho, sem avisar-lhe, e sobe a um monte. Quando chega ao local, faz o altar ao Senhor, e diz ao filho que ele seria o sacrifício. Porém Deus envia um anjo, que ordena que Abraão descesse a sua mão com a cutelo (espécie de faca). E manda que pegasse um carneiro, que é oferecido como sacrifício ao Senhor. Isaque nos representa, éramos para sermos nós a pessoa a morrer. Éramos nos que deveríamos estar sendo queimado, pelos nossos muitos pecados. Porém, próprio Deus fornece o Carneiro, que representa a Cristo, e que morre em nosso lugar. Que maravilha!
ÊXODO- Relato no capítulo 3- Jesus veio para Salvar, o que se havia perdido (Morte Expiatória)
O chamado de Moisés foi único. Uma sarça que ardia, que não se consumia. Quando o Senhor o chama, vemos claramente a objetividade deste chamado, libertar Israel. O chamado de Jesus também era este, de libertar o Povo Escolhido em sua Morte Expiatória, por isso não somos condenados com o mundo, por isso somos livres, o pecado não mais domina sobre nós, e até a própria Lei não mais domina, mas se cala perante a presença do Deus de Israel.
LEVÍTICO- Relato no capítulo 7- Jesus é o Messias, que a Lei aponta (Cristo- "O ungido")
A Lei levítica era muito restrita, específica e exigente. Moisés deixa claro, que é necessário ser um cordeiro imaculado, de pouca idade, deveria ser o primogênito, sem defeitos físicos e outras características. Se Deus tentasse procurar um homem, que se encaixasse nestes quesitos nunca encontraria. Qual homem que é imaculado? Aquele que nunca pecou? Só essa característica, já elimina toda possibilidade de homem. Então Deus envia seu Cristo, para satisfazer a sua justiça. Cristo tal, participante da trindade divina, que deixa toda a sua glória, se faz de criatura, e morre pelo mundo!
NÚMEROS- Relato no capítulo 9- Jesus é a verdadeira Páscoa (Comemos a Santa Ceia, comemos a Páscoa)
A páscoa (no hebraico traduz-se como "passagem") era uma festa dedicada a lembrar a passagem feita (no Mar Vermelho), que foi a grande divisória que definiu a libertação do Povo Israelita. Hoje comemos a Ceia do Senhor, que é para lembrarmos o a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz do Gólgota, que também simboliza (como refletido a cima) no momento de libertação. A cruz é o mar, Israel é a Igreja Global de Cristo, e o Egito são os nossos pecados! Que gloriosa visão? Cristo morre na cruz, ao terceiro dia ressuscita. Porém o exercito do Egito (nossos pecados), nunca voltaram a vida.
DEUTERONÔMIO- Relato no capítulo 1- Jesus promete o céu (Teologia escatológica)
A maior promessa que Deus fez a Moisés, sem dúvida, foi a tão desejada "Terra Prometida". E ela é semelhante a promessa de Cristo, o Céu. Pois, para entrar nos dois, é necessário luta (tomar a força), é necessário um tempo no deserto (o mundo) é necessário seguir o Líder (Moisés é tipificação de Cristo), apenas alguns dentre os seguidores vão entrar, tentamos enxergar mas estamos longe, seria melhor viver, os dois teve espias (homens que foram, viram, e relataram, como João em Apocalipse), os dois trarão um gozo aos servos. E assim como eles entraram na Terra Prometida, entraremos nós aos Céus.
JOSUÉ- Relato no capítulo 1- Jesus é o Salvador ( Soteriologia enfática ao Cristocentrismo)
As semelhanças entre Josué e Jesus é muito grande. A começar pelo nome, onde Josué que em hebraico se chama Yeshua, que em grego traduz-se como Jesus. Então sem dúvida alguma, Josué é uma tipificação de Cristo. Yeshua significa "salvador", assim como Josué salvou a Raabe na tomada de Jerico, Cristo nos salvará da Justiça de Deus, e nos tirará das grandes chamas do inferno, e nos levará a Cristo, o Mantenedor do Mundo.
JUÍZES- Relato no capítulo 6- Jesus é o Sacrifício Aceito (Expiação devia ser aceitável a Deus)
O sacrifício feito por Gideão tipifica a pessoa de Cristo, não só devido a necessidade de Deus aceitar seu sacrifício, mas da forma como se preparara tal sacrifício. Cabrito, é um cordeirinho. Pães sem levedura com alguma quantidade de farinha (sem erro e manipulação, autentico). Esse tipo de comida, era característico de Ações de Graças, que nós iremos prestar a Ele, quando salvos. Não há absolutamente nenhum outro ser que existe ou existiu capaz e aplacar a fúria de Deus, como Jesus Cristo fez, de forma perfeita. O fogo é Cruz, a oferta Jesus, e Gideão nós. A Cruz consumiu a Cristo, que gerou uma aliança com Deus, que posteriormente salvou a Gideão e a Israel.
RUTE- Relato no capítulo 2- Jesus é o Único Remidor ( Teologia Hamartológica)
Boaz foi o grande Remidor de Rute. Boaz tipifica o Cristo em Remissão. Pois, segundo a Tradição contemporânea, pregava-se que uma mulher poderia apenas se casar com homens da parentela de seu esposo, como ordem deveria ser um de seus irmãos. Quando Rute retorna de Moabe com sua Sogra, e após ter perdido seu Esposo, Rute se vê sem solução, pois a sogra era velha demais para gerar um filho, e dar de esposo a Rute. Eu e você, éramos a mesma coisa. Andávamos perdidos, sem solução, sem amor, e sem sentido de vida. Porém, assim como Boaz, vem e remida a Rute, Cristo entra em nossa história e se faz nosso Remidor, que nos levanta do monturo, e faz-nos assentarmos em meio aos príncipes do Povo.
I SAMUEL- Relato no capítulo 17- Jesus é a Raiz de Davi (Hermenêutica Genealógica)
Davi e Cristo são extremamente parecidos nos acontecimentos de vida. Enquanto Davi enfrentava Golias, Jesus o Diabo. Enquanto Davi poupava a vida de Saul, Jesus poupava a nossa vida. Davi sempre usava de misericórdia, como foi com Nabal, e Saul em diversas vezes, e Jesus é a própria misericórdia que ouvia nossos prantos no mundo e nos restaurou pela sua misericórdia. Enquanto Davi governava com amor, Jesus morreu por amor, e ambos entregaram e desgastaram a vidas em prol de Judá, Israel. Para Davi Israel era o povo escolhido dentre todos do mundo, para Jesus Israel pregaria salvação para o mundo.
II SAMUEL- Relato no capítulo 23- Jesus é o Prometido (Davi é antecessor do Primogênito)
Davi, de forma profética, diz a cerca de Jesus. Anos mais tarde (cerca de 1018 a.C.), Cristo nasce mas ainda não para cumprir esta promessa aqui feita, pois não é ainda o momento do Governo Justo, isso só se dará no advento do Messias. Cristo governará de forma Justa, Santa, e a natureza corresponderá a sua presença, e trará Salvação a todos. Este governo se dará dos próximos acontecimentos proféticos, cumprir-se-há no que chamamos no Reino Milenar (dura mil anos) de Cristo.
I REIS- Relato no capítulo 21- Jesus é o Juiz Justo (Seu Trono é feito de Justiça, sua Essência é Santidade)
Elias foi um profeta, que profetizou a cerca do Juízo em sua maioria. Profetizou contra Acabe, rei de Israel, profetizou contra Jezabel, mulher de Acabe, rainha de Israel, por Exemplo. Cristo fez e faz todo dia a mesma coisa, anunciando a nós e através de nós a justiça vindoura, que para os Impios será feita no Grande Tribunal Branco, e para os Salvos feita no Tribunal de Cristo. Um condena perpetuamente ao inferno, outro concede ao Vencedor seus galardões, por direito.
II REIS- Relato no capítulo 2- Jesus é o Senhor do Arrebatamento (Elevação da Teologia da Morte)
Elias foi um dos pouquíssimos, que não provaram da morte. Ele foi "arrebatado". Essa expressão tem significado: "Tirar alguém/algo de lugar, usando a violência". Assim como Elias foi arrebatado, o Senhor Jesus Cristo, nos arrebatará, nos tirará daqui, de forma rápida, de forma brusca, e nos levará aos Céus, assim como Elias. Uns serão arrebatados em vida, outros serão em morte. Mas, aqueles que estiverem com fé em Cristo, o verá face a face.
I CRÔNICAS- Relato no capítulo 1- Jesus é a Esperança (Teologia genealógica)
Cerca de 4004 a.C. foi escrito este primeiro capítulo, que traz a sequência familiar, chamado de genealogia. Dentre tal inicia-se por Adão, o primeiro homem. Em Mateus 1, ele faz a mesma genealogia até Jesus Cristo. Em I Corintios, Paulo diz: Jesus é o último Adão. Enquanto Adão era alma, o Último era Espírito Vivificante. Jesus é a nossa segunda e última chance de nos achegarmos a Deus, Jesus é a única Esperança, Ele é o Ultimato da Esperança.
II CRÔNICAS- Relato no capítulo 5- Jesus é a Vida (Teologia Pneumatológica)
Salomão acabou as grande obra que fez: a Casa do Senhor, conhecido como Templo de Salomão. Após ter sido finalizada, decorada e arranjada, faltava apenas uma coisa, que era na realidade a principal coisa: a Arca da Aliança (do Concerto). Imagine comigo esse pequeno de espaço de tempo, onde se havia um Templo muito formoso, muito belo, cheio de ouro, prata, finas joias, uma obra realmente grande, porém sem a presença de Deus! Hoje, eu e você somos o templo, onde se há a necessidade de colocarmos a Arca da Aliança (que simboliza a presença de Deus), em nós, senão seremos apenas homens ou mulheres que tenham muito dinheiro, muita beleza, mas sem Jesus, sem felicidade, sem Vida.
ESDRAS- Relato no capítulo 8- Jesus é o Expiador (Teologia Hilasteriológica)
Esdras e alguns que estavam no cativeiro foram libertos da prisão, que como ele relata, "mãos do nosso Deus". Quando chegaram a Jerusalém, foram oferecer um Sacrifício, para sua Expiação. Expiação significa "purificação de Crimes ou faltas cometidas". Jesus, que foi o nosso Grande Sacrifício á Deus, é o Maior Expiador, pois Ele foi o Sacrifício Maior de Expiação. Por isso, quando o aceitamos, temos Ele como Expiador, e Deus nos vê como Santos, como pessoas Puras!
NEEMIAS- Relato no capítulo 12- Jesus é Senhor (Trindade Igualitária)
Neemias se aplicou a uma grande tarefa, que ele mesmo se ofereceu. Foi bem sucedido, e cumpriu a sua tarefa de forma exímia, e foi excelente em seus passos. Nestas pesadas ações de reconstruir os muros de Jerusalém, a maior mudança que houve na vida de Neemias, foi seu cargo: De Copeiro a Governador. Cristo será da mesma forma, Ele veio como um homem, simples, pobre, de pouca aparência, porém quando Ele retornar, virá com esplendor, majestade, e poder!
ESTER- Relato no capítulo 7- Jesus é o Vencedor ( Escatologia Bíblica)
Assim como Hamã quis que Mardoqueu o adorasse, o Diabo quis de Cristo. Assim como Hamã quis matar o Povo Escolhido, o Diabo quis. Assim como Hamã odiou a Mardoqueu, odiou o Diabo a Cristo. Assim como Hamã queria matar a Mardoqueu, o Diabo quis matar a Cristo. Assim como Hamã era orgulhoso, o Diabo era. Agora veja: Assim como Mardoqueu não adorou a Hamã, Cristo não adorou ao Diabo. O Povo Escolhido destrói seus inimigos. Cristo voltará e lançará o Diabo e seus Simpatizantes no Lago de Fogo.
JÓ- Relato no capítulo 38- Jesus é o Criador ( Criacionismo bíblico)
Jó fica estasiado e em silêncio, quando o Senhor Deus, finalmente o responde. Porém, acredito eu, que Jó não estava esperando que a resposta do Senhor seria, na realidade, perguntas. E a primeira pergunta que Nosso Senhor fez, foi: Aonde tu estava quando fundava a Terra? Pergunta impossível de se responder, não? Isso reflete a grandeza de Deus, e de Jesus. Jesus foi quem fez o Terra. Em Gênesis 1 vemos Deus expressando o verbo: "Haja". Depois vemos o Evangelista João 1, dizendo que Ele era o Verbo. Deus Expressou, Jesus Criou, Espírito Vivificou. E Jó? Se calou.
SALMOS- Relato no capítulo 22- Jesus é Governante (Universal Reinado Eterno)
Davi, mais uma vez escreve um salmo escatológico. No verso 4, Davi se preocupa com em encontrar entre as possibilidade, um alguém que cumprisse os quesitos do Rei da Glória. Ele deveria ser: limpo de mãos, puro de coração, não entrega-se a vaidade nem a língua falsa. E claramente não encontra. Por isso, Davi torna a perguntar: Quem é este o Rei da Glória? É a mesma que perguntar: Será que haverá Alguém com estas tais quesitos? Não, não há nenhum justo sequer. No verso 3 e 10, fala a respeito de Sua Vinda e de Seu Governo. Ele governará o mundo Gloriosamente! Esperemos com paciência no Senhor.
Pessoal, essa é a parte I da postagem "A Bíblia como essência Cristocêntrica". Essa postagem é totalmente de minha autoria, como todas as nossas postagens. Caso forem utiliza-la, por gentileza, fazer referência a autoria: RASGOU O VÉU.
Assim como o Filósofo Sócrates diz: "só sei que nada sei" me reflete neste momento. Quanto mais sei de Cristo, mais sei que menos conheço a sua Grandeza e a Dimensão do seu Poder. Sua infinidade e Eternidade me extasia e me cala, cada vez que Nele penso, cada vez que Nele reflito. Sua pessoa é ininteligível!
Por isso, quando entro em tua presença e Ele abre a boca, temos que nos calar. Ter temor e tremor é o básico dos ouvintes do Todo-Poderoso.
Assim como o salmista Davi termina o Salmo 24, faço a ti a mesma pergunta: Quem é este Rei da Glória?
Um caro Amigo respondeu-me: "Assim como diz João: Ele é o Amor", e eu Acrescentei: "Ele é o Eu Sou"
Obs: Na última postagem, intitulada ''o que você tem nas mãos?" Eu escrevi que escreveria a Bíblia inteira de forma Cristocêntrica, porém depois de pensar, não vi sentido em escrever o Novo Testamento. Farei apenas o Velho Testamento. Essa é a parte I de Gênesis a Salmos, logo teremos a parte II de Provérbios a Malaquias.
Gabriel Henrique
contato.rasgouoveu@outlook.com
O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!
EU SOU LIVRE, E VOCÊ???
O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!
EU SOU LIVRE, E VOCÊ???
Nenhum comentário:
Postar um comentário