ETMS- Escola Teológica e Musical Salmista
"A espada que traz da morte para a vida"
Curso: Bacharel
em Teologia
Matéria: Teologia
Filosófica Cristológica
Período: Especialização
Turno: Diurno
Bases
bibliológicas: Mateus (Mateus, sigla: Mt); Lucas
(Lucas, Sigla: Lc).
Lecionador: Elioenai
Gabriel Henrique de Oliveira
Referência: OLIVEIRA,
Elioenai Gabriel Henrique. O maior será como menor: cristologia auto aplicativa. 2018. 1
p. Dissertação (Bacharel em teologia)- ETMS- Escola Teológica e Musical
Salmista, Paulínia, 2017. Disponível em: <http://www.rasgouoveu.blogspot.com>.
Acesso em: DIA MES ANO.
O maior será como menor: Cristologia auto aplicativa.
Jesus
Cristo, como Filho de Deus, despertava involuntariamente, mas consciente, um
desejo em seus discípulos. A visão religiosa, velho testamentário, promoveria
um pensamento a respeito do messias diferencialmente ao como Jesus se apresenta.
Talvez alguns apóstolos imaginavam-se reinando junto com Cristo, em seu reino
de glória, diante do seu trono, diante dos anjos de Deus, e aproveitando da
eternidade e das suas riquezas. Esse desejo não fora que Cristo implantara, mas
fora gerado na mentalidade dos novos apóstolos; na sua visão eles teriam
incontáveis benefícios de estarem servindo o Filho de Deus. O desejo que Cristo
despertava, involuntariamente, nesses novos apóstolos, era a vontade de ser
grande, de ser maior; o desejo egocêntrico era mútuo. Essa evidência
encontra-se no livro de Lc 22.24, que narra que houve até mesmo uma contenda (philoneikia),
uma disputa entre os seus discípulos, com busca para a resposta da seguinte
pergunta: “qual de nós é o maior?”.
Mt
20.20 revela que a mãe dos filhos de Zebedeu (João e Tiago) é quem inicia essa
discussão. Pelo ato adoracional, é razoável o entendimento que essa disputa
estava dentro da casa desta mãe. João e Tiago iniciaram essa disputa em sua
casa, que promoveram uma contenda a tal ponto, que sua mãe teve que mover-se a
Jesus Cristo com ato adoracional, demonstrando submissão e pedido misericórdia,
indicando-nos que ela não estava mais conseguindo lhe dar com a situação. Jesus
após perguntar qual era o desejo daquela mãe, ela responde “que um se sente a
direita, outro a esquerda, no seu Reino”. E Mateus narra que quando os
discípulos ouviram isso ficaram indignados (aganakteō), que pode ser traduzido
também como “um extremo pesar”. Porém, Jesus responde a todos que estavam ali
presentes (os contendores João e Tiago, sua mãe e os discípulos), que a sua esquerda
e a sua direita “é para aqueles para quem meu Pai tem preparado”.
Jesus
revela que o sistema espiritual é inversamente proporcional ao sistema global
existente. Observamos que Mateus escreve a resposta e ensino de Jesus versículo
26 “não será assim dentre vós”, ou seja, não se espelhem nesse sistema político
onde o maior é reverenciado, onde todos querem ser servidos, onde todos lutam
por poder, onde todos buscam ser o maior, diferentemente, no reino de Cristo
“aquele que quiser fazer-se grande, que seja vosso serviçal” (Mt20.26). Porém,
provavelmente o anseio egocêntrico era tão grande, que a partir daquele momento
a disputa seria para quem servisse mais, ou melhor. Então Jesus finaliza sua
fala, falando se si: “o Filho do Homem não veio para ser servido” (Mt 20.28).
Vemos que Jesus não esta falando, propriamente dito, que aquele que serve é
maior, mas sim que para Ele, todos os discípulos eram exatamente iguais, e que
no reino dEle, apenas Ele é o maior, pois fora ele quem deu “a sua vida por
resgate de muitos” (Mt 20.28).
Para
quem ainda não entendeu, Jesus estava colocando os seus discípulos em uma mesma
escala, para Ele todos eram aqueles estavam sentados na mesa, e Jesus era quem
os servia; Jesus era e é o único grande, o único que poderia ser chamado de
maior. Assim é nos dias de hoje, onde a sociedade precisa entender que ser
grande significa imitar a Jesus. Ser o maior no reino de Deus significa
obedecer a sua vontade. Ser grande para os céus significa ser como um espelho
límpido ante a face do Senhor Jesus. Quem quer ser grande no reino de Deus precisa
deixar o orgulho de lado, e amar ao Senhor como aquilo ao qual temos mais de
precioso. Porém, há algumas pessoas que gostam tanto de serem servidos, que
preferem serem os pequenos. Jesus nos chama para sermos os menores do seu
reino.
Na
visão do médico amado, vemos que Jesus ainda faz uma comparativa, perguntando:
entre aquele que esta na mesa e aquele que serve a mesa, qual seria o maior?
Jesus mesmo responde com uma pergunta retórica: o da mesa. Jesus acrescenta
dizendo que aquele que serve a mesa, na verdade, é Ele. Jesus ensina
metaforicamente que, assim como Ele sendo o Maior, serve, quem quer ser maior deveria
fazer o mesmo. Portanto, é como se ele estivesse dizendo: olhe para mim, e
imitem a mim. Pois quem me imita, é grande, pois se faz pequeno, e servo. Na
lógica de Jesus Cristo, ter amor no servir significa imita-lo, pois o amor pregoado
como a maior Lei, é pratico, e é exercido através da servidão. A servidão só
tem sentido porque o amor ao próximo traz sentido à vida; não amemos posições,
amemos servir. Aquele que ama o próximo é o maior. Jesus nos amou a ponto de
dar a sua vida.
Ser
servo não era algo que os discípulos buscavam, pois assim eram anteriormente. A
arrogância de ser maior, talvez tenha sido uma das motivações iniciais dos
discípulos em seguir a Jesus. Porém, apenas Judas se deixa corromper como vemos
na história. Na sua arrogância, Judas trai a Jesus Cristo pelas trinta moedas
de prata, pois já que ser servo para ele não era suficiente, preferiu ser
traidor de sangue inocente e adquirir o que ansiava. Os demais apóstolos
provaram de Jesus Cristo, e foram transformados pelo seu mui poder, e morreram
pela causa do evangelho. Muita das vezes a motivação de buscar a Deus e
frequentar uma igreja, pode ser errada, mas pode ser que lá ele encontre Quem
transforma.
No
reino de Jesus Cristo, ser maior é ser menor. Ser menor é imitar a Jesus
Cristo. Imitar a Jesus Cristo é amor no servir. Servir é amar ao próximo. Amar ao
próximo também é imitar a Jesus Cristo. Amar é servir. Aquele que ama é servo,
e é maior.
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