ETMS- Escola Teológica e Musical Salmista
"A espada que traz da morte para a vida"
Curso: Bacharel em Teologia
Matéria: Teologia Histórica Aplicada ao Biblicismo Novo Testamentário
Período: Geral
Turno: Diurno
Bases bibliológicas: Atos dos Apóstolos (Lucas, sigla: At); 1°Corintios (Paulo, sigla: 1Cor); Gálatas (Paulo, sigla: Gl); Colossenses (Paulo, sigla: Cl); João (João, sigla: Jo); Cantares (Salomão, sigla: Ct)
Lecionador: Elioenai Gabriel Henrique de Oliveira
Referência: OLIVEIRA, Elioenai Gabriel Henrique. O caráter de Barnabé: O caráter da esperança mediante ao mundo caótico. 2017. 5 p. Dissertação (Bacharel em teologia)- ETMS- Escola Teológica e Musical Salmista, Paulínia, 2017. Disponível em: <http://www.rasgouoveu. blogspot.com>. Acesso em: DIA MES ANO.
RESUMO:
O CARÁTER DE BARNABÉ:
"O caráter da esperança mediante ao mundo caótico"
Barnabé não era o nome oficial deste cidadão, mas sim José. Barnabé era apenas um cognominação, ou seja, apelido. Mas, não um apelido qualquer, um apelido que determinava a principal característica deste homem: CONSOLADOR (At 4.36). Este mesmo nome é atribuído á Terceira Pessoa da Trindade Santa, o Espírito Santo, nos mostrando uma relação ministerial profunda (Jo 14.26). Era de descendência Israelita, provindo da nação de levítica, nos mostrando um PROFUNDO CONHECIMENTO da Torá, como costumes judaicos daquela época (At 4.36). Era natural de Chipre, conhecida por ter terras que davam frutos extremamente ambicionados, além de ser uma Ilha localizada perto da cidade de Antioquia e Tarso (Sociedades Bíblicas Unidas, 2002). Seus frutos eram ambicionados, principalmente as suas vinhas que chamavam tanto a atenção, que participam do poema dos Cantares de Salomão (Ct 1.14). Ele tinha uma terra lá, provavelmente herdada pelos seus pais, como de costume. Era um homem de situação financeira abastada, ou seja, era RICO. Esta terra é vendida por ele, e o valor é depositado aos pés dos apóstolos para divisão entre os necessitados (At 4.37). Esse ato nos indica um homem VERDADEIRAMENTE CONVERTIDO, que deixa tudo o que tinha para trás para viver a intensidade do evangelho por completo. Seu convertimento ocorreu provavelmente pouco tempo anteriormente na pregação de Pedro, onde 3.000 almas se converteram a Cristo (At 3.41). Apesar desta pregação ter ocorrido em Jerusalém (At 1.12), a Bíblia afirma que havia ali gente de todo o planeta (At 2.5). Ele passa a ser um HOMEM DE CONFIANÇA mediante os apóstolos. Foi ele, inclusive, que apresentou o perseguidor e matador, Saulo (At 8.1) aos apóstolos (9.27), nos mostrando que continha o dom de DISCERNIMENTO afiadíssimo. A Bíblia se direciona a Ele diretamente, como: CHEIO DO ESPÍRITO SANTO e de FÉ, além de um homem de BEM (At 11.24). E é justamente por causa destas características que os apóstolos resolvem envia-lo a cidade de Antioquia para saber como estava a igreja daquela localidade (At 11.22). Depois de Barnabé atestar como estavam os irmãos, Barnabé não retorna a Jerusalém, mas vai até Tarso e leva Paulo a cidade de Antioquia (At 11.25). Isso nos leva a entender duas possíveis explicação para essa ação: ou ele estava tentando inserir Saulo no mundo missionário, ou estava com uma certa insegurança em relação ao cumprimento de seu envio. O indício mais forte é que Barnabé estava tentando estimular a Saulo iniciar seu ministério. Eles ficaram ali durante um bom período, inclusive encheu-se de profetas naqueles locais (11.27). Barnabé, junto com Paulo, exercia duas funções de PROFETA e DOUTOR(13.1) até o momento que resolvem deixar a cidade, chegando a conclusão que a obra estava finalizada. Voltaram então para Jerusalém, levando consigo João Marcos (At 12.25). Ao chegar em Jerusalém, estes três foram enviados para Chipre, cidade natal de Barnabé (At 13.4), nos mostrando um homem de CARÁTER, pois ele voltaria como perdedor aos olhos de alguns, devido a venda de suas terras. Mas, para ele era a AUSÊNCIA DE AVAREZA. Se mostra também um homem MEDROSO, devido se ausentar quando Paulo é apedrejado por judeus (At 14.19,20). Há um discussão entre Paulo e Barnabé por duas vezes. A primeira por motivos teológicos, onde um defendia a Circuncisão e outro não (At 15.1,2). Provavelmente, Paulo defendia que a incircuncisão não tinha efeito direto na salvação, como a maioria das suas epístolas defende (Cl 2.11, vide all), logo Barnabé tinha uma posição contrária, defendendo a circuncisão como aparato para aquisição da salvação. Em conselho, os apóstolos defenderam a tese paulina (At 15.11). A segunda discussão gera uma ruptura nessa amizade, que já perdura alguns anos. Barnabé gostaria de chamar João Marcos para esta viagem, sendo que Paulo não concordava, por motivos de João Marcos ter se afastado (At 11.38). Houve então um certa contenda, a ponto de se separarem (At 15.39). Barnabé e João Marcos foram para Chipre, e Paulo escolheu a Silas e foi para a Síria (At 15.40,41). Após isso, Barnabé encontra-se com Paulo 14 anos depois, em Jerusalém (Gl 2.1), não se tem relatos bíblicos dos afazeres de Barnabé durante este período, estima-se que ele tenha ficado em Chipre exercendo sua função. Ao encontrar-se depois de 14 anos, Paulo relata que Barnabé deixou-se se levar por alguns erros cometidos pelos apóstolo Pedro, a cerca da circuncisão, dizendo que foi rendido a simulação, mesmo ele pregando a vida inteira para gentios (Gl 2.13). Segundo a tradição, ele morre no ano 61 d.c. apedrejado.
NOME: José, apelidado de Barnabé.
CONVERSÃO: Convertido pela pregação de Pedro.
FUNÇÃO: Apóstolo, Missionário, Doutor, Profeta.
PRINCIPAL CARACTERÍSTICA: Um missionário consolador.
MORTE: Ano 61, por apedrejamento.
Elioenai Gabriel
contato.rasgouoveu@outlook.com
EU SOU LIVRE, E VOCÊ???
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