Amados, alguns andam tentando deturpar o evangelho Nosso Senhor, utilizando a própria bíblia.
Acreditamos nós que ela infalível é, portanto não há erros mediante seus escritos pois, ela por completa é Divinamente inspirada. E como qualquer coisa Divina, não há erros.
Entrei no site da UOL, onde eles cederam um espaço para um escritor chamado Marcio Caparica, que até então nunca tinha ouvido falar desse descerebrado.
Ele cria, em uma das suas postagens, uma lista contendo 13 passagens bíblicas, que ao ver da sociedade é um grande escândalo.
Mas, este post não vai ser uma resposta aquela postagem, mas sim embasamento teológico para vocês entenderem a resposta que vou dar á lista criada.
Para que vocês compreendam, primeiramente vamos entender como a bíblia é divida:
A DIVISÃO MAIOR
A divisão maior da bíblia, é entre o Antigo e o Novo Testamento, também chamado, de Velha e Nova Aliança, ou também a divisão maior. Essa divisão ocorre por um único motivo: JESUS VEIO A TERRA. Essa divisão não ocorre apenas na bíblia, mas sim no nosso calendário, onde os anos dos países cristãos zeram-se quando Jesus nasce.
Então, os livros criados antes desta data, chamamos de livros do AT/AA. Destes os cinco primeiros foram escritos por Moisés, conhecido como o Pentateuco. Estes são os livros principais do Judaísmo, onde o povo SEPARADO, ou seja, isralitas que seguem a JEOVÁ, devem obedecer cegamente. Pasmem os senhores, este escritor, utiliza 90% de suas bases bíblicas baseados nestes livros. As leis e festas judaicas foram baseadas nestes acontecimentos, que fiquem bem clara: leis e festas JUDAICAS.
CLASSIFICAÇÃO DA PRIMEIRA ALIANÇA
Depois do pentateuco temos os livros históricos pessoais (que levam nome de uma pessoa, ex: Ester) e históricos gerais (que levam nomes secundários, ex: Crônicas), depois os livros de poesia, depois livros proféticos (profetas maiores e menores). Fecham no total estes do AT, 39 livros (mais 7, se católica).
O conteúdo desses livros variam-se, mas de modo geral, foram escritas para um povo específico e para um povo geral. Quando falamos povo específico estamos falando da nação de Israel, quando falamos de geral, estamos falando do mundo. Por isso, há diversos erros e perigos nisto, pois criam-se idéias erradas sobre um Deus correto.
Quando então, as leis festivas e comportamentais nos templos foram escritas por Deus, estava falando de uma nação específica, em um tempo específico. São leis e ordenativas totalmente restringidas de acordo com a vontade de Deus para o povo separado por Deus.
E como saber qual lei é geral e qual lei é específica? Tem dois jeitos de saber. O primeiro é sempre ler e analisar o contexto. Sem o contexto, matamos a palavra de Deus! Se no início de sua fala, Deus falar para a nação ou para um povo específico, citando nomes ou fazendo referências, com certeza não esta falando de outro povo. A segunda forma é o próximo tópico:
CORRELAÇÃO ENTRE O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO
Afinal, tem algum que é maior que o outro, ou que devo obedecer mais ou menos? Lógico que sim, afinal não vivemos mais na pré Cristo, mas sim na pós Cristo, e obviamente MUITA, mas MUITA coisa mudou.
Paulo em suas cartas apostólicas, escreve de forma dura sempre sobre isso. De todos os seus escritos, os teólogos definiram que o Novo Testamento é maior que o Antigo, por estarmos no tempo pós Cristo, ou seja, na era da Nova Aliança.
Então a correlação entre o Antigo e Novo, é que o novo vai ter uma superioridade sobre o Velho, ou seja, tudo o que o NT diz em conformidade com VT, esta lei permanecerá. Se o NT diz algo contrário sobre o VT, esta não tem valor para os da Nova Aliança. Se o NT não traz algum assunto do VT, vice-versa, segue a lei de quem foi o único autor.
Logo, a resposta para saber se uma lei é específica ou não é esta, olhe no NT, se ela não modificar, você, como cristão, deve segui-la.
Uma definição que gosto muito é que, o NT é um filtro do VT.
Uma definição que gosto muito é que, o NT é um filtro do VT.
CLASSIFICAÇÃO DA SEGUNDA ALIANÇA
Os quatro primeiros livros da bíblia é conhecida como Evangelhos, depois o livro histórico, seguindo das epístolas paulinas (por Paulo, á pessoas ou igrejas), demais epístolas (variados autores), e de profecia.
Estes 27 livros possuem os assuntos mais variados também, aqui esta o mais alto modelo para se seguir. Estas são as leis máximas que todo cristão deve-se seguir cegamente.
Nenhum destes foram escritas pelo próprio Jesus, mas sim, por inspiração foram transcritas pelos profetas. Possuem objetivos diferentes, e isto já inicia-se nos evangelhos que contam a vida de Cristo, para povos diferentes, com interesses e necessidades diferentes.
A ORDENATIVA BÍBLICA
Mesmo assim, segue-se uma ordem de livros mais importantes dentre todos eles. Entre eles mesmos, há uma hierarquia.
O primeiro livro acima de todos sempre será os evangelhos, pois neles temos palavras ditas pelo próprio Jesus Cristo. E também é necessário que levemos o livro de João como maior, pois é o único apóstolo a não sofrer mártir e é o mais próximo á família e do próprio JESUS.
Assim, se algum livro do NT se opor, lembre-se que os livros mais importantes deve-se ser os evangelhos depois os demais.
INTERPRETATIVA BÍBLICA
Sempre ao ler e interpretar o que se esta sendo falado deve-se sempre pensar como o escritor. Deve-se levar em consideração: costumes, cultura, fé, forma de se comportar, forma de pensar, forma de agir, época, situação governamental, situação financeira, últimas falas e pretensões.
Além disso, a originalidade de textos deve-ser muito apreciada, pelo motivo de algumas traduções não possuírem o sentido (objetividade geral da mensagem a ser passada) correto, ou que cria-se uma margem para diferentes interpretativas bíblicas.
REGRA GERAL E APLICATIVA DOS DIAS ATUAIS
Eis aqui uma lista sobre ordem de importância dos livros bíblicos:
1- EVANGELHO DE JOÃO (Apóstolo mais próximo de Cristo, escreveu as palavras de Jesus, sendo as mais fiéis possíveis, e cuidou da família humana de Jesus)
2- EVANGELHO DE MATEUS, LUCAS E MARCOS (Nesta ordem, pois Mateus é o evangelho mais velho, portanto mais próximo dos eventos)
3- ATOS DOS APÓSTOLOS (Lucas escreve-o para dar continuidade da história, e nesta temos a maior fonte de história da continuidade da Igreja)
4- EPÍSTOLAS PAULINAS (Paulo amava escrever, por isso, sempre transcreve reescreve, e corrige as suas epístolas, isso fica claro ao ler I e II a Coríntios)
5-DEMAIS LIVROS (Quando escrevo demais, não é no sentido de ter menor importância, mas sim, que estão no mesmo patamar.
Elioenai Gabriel
contato.rasgouoveu@outlook.com
EU SOU LIVRE, E VOCÊ???
Nenhum comentário:
Postar um comentário