Muitas pessoas vivem em meio ao caos, mas tem paz em si. Outras, seu meio ao vidas luxuosas e são incapazes de comprar a paz. Essa santificação obtida através da paz, esta citado no versículo 7 de Filipenses 4, onde se faz a referência "Paz de Deus", que se faz as seguintes informações em relação a ela:
- Excede todo entendimento
- Guardará o coração
- Guardará a mente
- Exceder (huperechō) em sua absoluta significância significa "excelência", que traz a seguinte menção: a excelência do entendimento é ter a paz de Deus.
- O desenvolvimento mental promovida pelo Espírito Santo através de Jesus, no seu mais alto ápice é ter a paz de Deus, que promove a proteção (phroureō) termo que significa um "guarda, como sentinela". Este sentinela que o Senhor coloca, guardará os seguintes objetos:
B) A Mente (noēma), literal, que é o intelecto, na maior aplicabilidade: o interior de si.
A paz de Deus promove um sentinela protetor (Espírito Santo), que protegerá seus sentimentos e a sua mente. Porém, vemos no versículo principal que a decisão de ocupar o pensamento, esta sobre aquele que pensa.
Filipenses 4.8
Finaliza dizendo o seguinte (KJA): "Nisso pensai"
Finaliza dizendo o seguinte (JFAA): "Ocupe o vosso pensamento"
Finaliza dizendo o seguinte (KJV+): "Pense nessas coisas"
As três versões das quais eu utilizo, traz de modo imperativo, na modalidade de conselho, que os nossos pensamentos estejam sempre ligados a essas coisas. Apesar do Sentinela estar sempre protegendo a nossa mente e sentimentos, vemos que há a necessidade de administrarmos os nossos pensamentos, por nós mesmos, afinal a arbitrariedade sobre as coisas pessoais são, em suma, de sua mentalidade.
"Pense nestas coisas", "Nisto pensai", e "Ocupe o vosso pensamento", esta falando sobre quais são os conteúdos adequados em estar nos nossos pensamentos. Você já parou para pensar nisso?
Existe uma frase extremamente conhecida dia por um Dr Stephan Covey (mormon, mas a frase é digna de estudo):
"Plante um pensamento, colha uma ação. Plante uma ação, e colha um hábito. Plante um hábito e colha seu caráter. Plante um caráter e colha o seu destino"
As concepções de pensamentos são frutos de nossas maquinações. Essas maquinações serão concretizadas, ou seja, colocadas em prática. A prática tendenciosa ao vicio nos chamará ao cotidianismo, o hábito. O hábito esta intrinsecamente ligado ao nosso caráter. O nosso caráter, segundo grande números de referências bíblicas, definirá a quem eu sirvo, e qual caminho vou trilhar depois da morte.
Pensando nisto, as maquinações incontroladas, pensamentos não provindo das características citadas no texto, trará, uma consequência inversa. Vamos ler a lista:
- Alēthēs(verdade): O pensamento deve estar baseado naquilo que não é mentira, ou seja, não devemos compactuar e planejar coisas que não estejam relacionadas com a plena verdade.
- Semnos (honesto, honrável): O pensamento tem que estar baseado em coisas honestas, naquilo que não cause defraudação. Não podemos pensar em "passar a perna em nosso próximo, nem mesmo, se for imperceptível. Ser honesto vai muito mais além de estar sendo observado ou não.
- Dikaios (equitativo): a equidade é diferente de igualdade. Se há três homens, um com 1 real, outro com 2 reais, e o último com três reais. Você irá distribuir três reais entre eles. A igualdade te falaria para dar 1 real para cada um. A equidade te falaria para você dar nada a quem tem 3, 1 a quem tem 2, e dois a quem tem 1. Isso se chama justiça. Que os nossos pensamentos sejam justos.
- Hagnos (Limpeza): Nosso pensamento deve estar baseado em coisas limpas, coisas puras, que não haja nada influenciado pelo pecado, mente que busca as coisas santificadas por Deus e não amaldiçoadas pelo inimigo.
- Prosphilēs (amigável): Aquilo que pode ser determinado como contra a raiva. A raiva, revolta e ira, não pode participar da mente do Crente.
- Euphēmos (bom relatório): Testemunho! As coisas que você esta pensando tem uma 'fama' boa? ou é ruim? O que o seu pastor, pais e líderes pensariam a respeito disso? A mente deve estar munida de pensamentos que tem um bom relatório.
- Aretē (virtude): Nossos pensamentos devem consecutivamente adorar a Deus em tudo. Não pode haver nada que eu pense que o nome de Jesus não seja glorificado. Em tudo deve-se haver a adoração a Cristo, como sendo as primicias de teu Santo Nome.
- Epainos (elogio): As coisas que devem ocupar a nossa mente devem ser munidas de coisas positivas, como o elogio. Na mente de um salvo, não se deve ter espaço para a tristeza ou coisas que não sejam como o elogio. Pense em coisas do céu, pois lá é o nosso futuro.
ELIOENAI OLIVEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário