segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

01- Desvendando a Parábola: "A parábola da Candeia" (PARTE A)

ETMS- Escola Teológica e Musical Salmista
"A espada que traz da morte para a vida"

Curso: Bacharel em Teologia
Matéria: Teologia Histórica Aplicada ao Biblicismo Novo Testamentário
Período: Geral
Turno: Diurno
Bases bibliológicas: Lucas (Lucas, Sigla: Lc); Marcos (Marcos, sigla Mc)
Lecionador: Elioenai Gabriel Henrique de Oliveira
Referência: OLIVEIRA, Elioenai Gabriel Henrique. Explicativa da parábola da Candeia: O crente como conservador do mundo. 2017. 5 p. Dissertação (Bacharel em teologia)- ETMS- Escola Teológica e Musical Salmista, Paulínia, 2017. Disponível em: <http://www.rasgouoveu.blogspot.com>. Acesso em: DIA MES ANO.

RESUMO:

EXPLICATIVA DA PARÁBOLA DA CANDEIA:
"O crente como conservador do mundo"

Segundo Lucas, a segunda parábola dita por Jesus Cristo fora esta. Bibliologicamente vemos as citações por João Marcos (4.21-25), também por Mateus (5.15-16) e algumas alusões aplicadas por João (5.35). Fundamentalmente, o conhecimento a cerca da Candeia é essencial. A candeia era uma espécie de lamparina, ou seja, uma lâmpada utilizada nos tempos de Jesus Cristo. (candēla,ae 'vela, tocha', segundo SWAGGART, 2015). Necessariamente, Jesus esta pronunciando a cerca da função efetiva da candeia: trazer luz a escuridão. A interpretação aplicativa dos sermões nos dias de hoje, indica-nos uma falta de hermenêutica, pois a interpretação mais pregada e divulgada é a cerca da apelação de Jesus em se santificar, mas na verdade esta falando sobre esconder o pecado mediante o Juízo Final. O ato de acender a candeia esta falando sobre o fato da volta de Jesus Cristo em Glória ao mundo. O que é plenamente Santo vindo em Glória (Luz) diante aos pecadores promíscuos (mundo), que inclusive João faz uma alusão no livro apocalíptico (Ap 18.23). Em algumas outras parábolas Jesus Cristo se coloca como a luz apocalíptica, mas na aplicação do Arrebatamento (Mt 24.27). Para entender a próxima explanação necessita-se entender o velador. Os hebreus não só usavam a candeia (luz, lâmpada, tocha), mas carregava consigo o velador (suporte de madeira ou barro) onde ficava a candeia, normalmente ficava em lugares altos para poder fazer um bom uso da luz da candeia (Cronologia Bíblica, 2010). Claramente Jesus esta falando sobre a Sua Volta em Glória, onde todos os verão. Quando se acende a candeia (quando Jesus Cristo vier ao mundo), ninguém a põe debaixo da cama, mas no velador para que todos que entram vejam a luz (quando ele vier ao mundo, todos os olhos o verão). Esta profecia em parábola é confirmada diretamente pelo Apóstolo João que afirma em  Apocalipse que todo olho o verá (Ap 1.7). À volta em Glória de Jesus Cristo será para que todos o vejam, mas para mais do que isto: revelar as coisas ocultas. Não é atoa que nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse, conhecidos como as cartas eclesiásticas apocalípticas, uma frase se é repetida: "Eu sei as suas obras". Deus na sua infinita sabedoria e conhecimento (onisciência) conhecem todas as coisas que ocorrem no mundo material e espiritual, e nos julgará por elas (Hb 4.13), assim quando a luz aparecer todos o verão, inclusive os que o traspassou na Cruz (Ap 1.7) Todas as nossas obras, pensamentos, intenções, que o homem vê ou deixa de ver, todas são patentes aos olhos do Justo Juiz. Ele conhece todas as coisas (1Jo 3.20). No versículo 18 existe uma briga de referência, pois ele afirma: "qualquer que tiver será dado" então ficam duas perguntas: Tiver o que? Aquele que tem, será dado o que? Pois o texto finaliza exatamente nesse versículo. O objeto que é "aquele que tem" pode estar dando duas referências a da própria candeia (provindo pela leitura livre da parábola, referenciando 8.16), ou a semente (fazendo referencia a Parábola do semeador, mais precisamente a semente que caiu em terra boa 8.15). Mas, de qualquer modo, sendo candeia pode ligar-se a parábola das Dez Virgens, onde se há o apagamento da lâmpada pela ausência do Azeite (Mt 25.8) O simbolismo bíblico nos ensina que o azeite é símbolo do Espírito Santo (Sl 133.1-5). Na outra interpretação vemos que a semente é simbolizada pela palavra pregada, e a terra boa é o homem que a coloca no coração e pratica (8.15). De qualquer uma das interpretações esta dizendo: "Você tem ao Espírito Santo", pois já quem tem ao Espírito, tem em si a Salvação de Jesus Cristo, pois Ele é o selo da salvação (2 Cor 1.22)




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