segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Filipenses 3.20 A cidade a qual quase todos morarão

Filipenses 3.20
A cidade a qual quase todos morarão
Prof°Elioenai Oliveira
                Em Filipenses 3.20-21 encontramos uma passagem muito interessante; a escatologia das epístolas paulinas é singular. O grande assunto tratado pelo apóstolo no capítulo 3 é a motivação “prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”(Vs 14)e também fala sobre os ““cães, guardai-vos dos maus obreiros”(Vs 2). Sim, o apóstolo Paulo chama os maus obreiros de “cachorros”. Esses cachorros são os que latem contra o evangelho de Jesus; os cachorros de Filipos latiam sobre a circuncisão, sendo que Paulo aconselha “guardai-vos da circuncisão”(Vs 2). Além disso, ele faz diversas confissões a cerca de sua história, revelando que era: circuncidado (Vs 5), israelita, da tribo de Benjamim (Vs 5), e um ex fariseu (Vs 5). Porém, Paulo revela, que tudo isso não vale absolutamente nada agora, porque “o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo”(Vs 7). Todas as características biológicas e genealógica dele, inclusive suas características pessoais acrescentadas, como: Zeloso, justo e irrepreensível (Vs 6), para ele não vale absolutamente nada, inclusive ele compara isso com “esterco”(Vs 8). Todas as nossas obras que fazemos diante de Jesus Cristo é isso! Fezes de um animal; não há nada que façamos que possa comprar ao seus muitos benefícios.
                Os cachorros possuem algumas características: são inimigos da cruz (Vs 18), o deus que eles servem é o seu ventre, “rei na barriga”, como alguns dizem (Vs 19), buscam glória, essa glória gera confusão”, pois só pensam nas coisas terrenas (Vs 19). O conselho de Paulo para você é “guardai-vos dos cachorros”, não tenha amizade, se guarde, se previna! Por serem inimigos da Cruz, privam a muitos de conhecer a graça de Deus, a graça da salvação. Privam de conhecer aqueles quem nos chamou para liberdade; Jesus amou-nos a ponto de abraçar a dor e a morte. Seu ventre é o seu Deus, logo são glutões, e glutonaria apresenta a falta do fruto do espírito, que é o domínio próprio e também o amor ao corpo hedonista, provando seu egocentrismo; o próximo é uma forma de ganhar algo. Seus pensamentos estão voltados naquilo que é terreno: dinheiro, casa, luxos, entre outras diversas características; o pensamento terreno é busca de gloriar-se, e isso gera confusões no meio ao qual você está inserido. Precisamos julgar tudo aquilo que está ao nosso redor. Não podemos confiar cegamente nos nossos pastores, líderes, professores. É necessário termos um conhecimento crítico, e também que busca a sabedoria pela leitura da Palavra, através da revelação do Espírito Santo.
                Após isso, Paulo, o apóstolo, diz que apesar dos cachorros pensarem somente naquilo que é terreno, nossa cidade está nos céus! E acrescenta dizendo que é nesse mesmo céu, onde está a cidade, que o Salvador vem (Vs 20). Sim, Jesus neste momento está nesta cidade, a Cidade Santa, o local aonde todos aqueles que creem em Jesus irão morar. Essa cidade é espetacular, pois o próprio Deus ali habita (Ap 21.3), a morte a tristeza, a lágrima, o clamor a dor já não mais existem (Ap 21.4). Porém não entraremos lá de qualquer forma, seremos transformados, toda biologia do corpo humano será sujeitado a Cristo e o corpo abatido será agora incorruptível (3.21), será “conforme”, ou seja, “como a forma dele (Jesus)”(Vs 21). Se você quer realmente morar na Cidade Santa, e também ser transformados, dê um basta nos cães e corra para os braços de Jesus e sua Palavra.

Elioenai Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário