Estamos retornando mais uma vez com uma postagem.
Com certeza é um tema mais discutido por todos, quando são colocados á prova.
Á partir do momento que nos batizamos, nos propomos em seguir a Jesus, em tudo. Assim, como Paulo escreve aos Romanos, que os batizados devem andar em novidade de vida:
"Fomos, pois, sepultados com Ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida" Rm 6.4
Essa nova vida é pós a chegada das boas-novas. Observe que utilizei, pós chegada das boas-novas, e não pós batismo.
Mas, a questão do batismo é amplamente discutida, venho, hoje trazer minha visão.
Primeiramente, definamos batismo:
Do latim: BAPTIZARE, que é lavar, ou mergulhar.
Temos na literatura bíblica três espécies de batismo, que todo cristão passa, mesmo sem perceber.
1°) BATISMO DE ARREPENDIMENTO (BATISMO EM ÁGUAS)- Conhecido como batismo em águas. É o sinal público, por imersão em águas, que aceita a Jesus Cristo, como seu único e suficiente Salvador de sua alma, mas não só isso: é o arrependimento de uma vida pecaminosa, e o seguimento de uma vida Santa com Jesus. Ela é a definição em exclamação ao mundo material e espiritual, que és filho do Altíssimo.
Este batismo foi iniciado por João, e o próprio Cristo fora batizado assim. Ora, Cristo então tinha do que se arrepender? Logicamente que não, por isso Ele afirma em Mt 10.39, que fez para que seguíssemos seu exemplo.
Mas, para que serve esse batismo? Quando aceitamos a Cristo, aceitamos a sua maior obra: sua morte salvífica. Quando aceitamos á Jesus, somos justificados perante o Pai, e temos os nossos pecados remidos, como afirma Lc 3.3.
Todos são obrigados a se batizar desta forma? Se você quer ser justificado perante Deus, sim. Alguns utilizam o ladrão na cruz que se arrependeu em seu último instante de vida, e não foi batizado, mas foi aos Céus, dizendo que não se há tal necessidade. Observe, que o arrependimento é a necessidade do Cristão para ser salvo, mas não é obrigatoriedade a partir do momento em que não se há oportunidade.
Se você tem esta oportunidade de se batizar em águas, não perca seu tempo: Batize!
2°) BATISMO DE ACEITE (BATISMO EM JESUS)- Dado á todo aquele que aceita a Jesus Cristo, que por apenas uma palavra afirmativa, aceitando a Jesus Cristo. Esse batismo é interno, e não há visualidade por meios exteriores. Enquanto que o batismo de arrependimento é a aliança pública de sua devoção, o batismo em Jesus é proclamação interna á sua consciência, que esta tudo mudado. Este batismo é dado antes do em águas, ele é propulsor ao de águas que é o arrependimento público: o batismo de aceite é intrínseco a alma e mente! Se recebe a Jesus Cristo, todos aqueles que dizem SIM ao apelo: este é o batismo que faz com que seu nome seja escrito no livro da vida, mas o batismo em águas é aquele que diz ao mundo que és batizado.
Já explanei esta mensagem ao comitê teológico da Instituto Teológico de São Paulo, e alguns me indagaram qual era este batismo. Utilizei alguns versículos que integram a teoria:
"Mas, Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é Jesus." At 19.4
O ato de duplo batismo: Crer naquele que havia vindo para que se arrependessem. Batismo do Aceite para que se Arrependa.
Mas o principal versículo que usei como tema foi:
Este que usei como tema, RM 6.4, onde ele se refere a morte de Cristo como : O batismo de morte: a sepultação do crente.
Vemos se é pouco falado sobre tal, porque é utilizado poucas vezes esta definição.
3°)BATISMO COMO DE FOGO (BATISMO PELO ESPÍRITO)- Duas visões pairam esta visão: A primeira: é evidenciada pela fala de linguagens espirituais, a segunda: é determinantemente pós aceite de Jesus. Mas, de qualquer forma, estamos falando de um mesmo ser: o Espírito Santo. A linhagem pentecostal afirma: O Espírito Santo mora em todos que aceitam a Cristo como seu único e suficiente salvador, porém, só se recebe o batismo no Espírito Santo quando se fala em línguas estranhas. Segunda linhagem não pentecostal: Todos que recebem ao Espírito Santo, que é o aceite em Jesus Cristo, são já batizados. De fato, um fato a se discutir. Essas linhagens são extremamente discutidas, isto será para postagem de um próximo conteúdo. Mas o fato é, que há o batismo no Espírito Santo, e que Ele habita em cada um de nós.
Todos os Cristãos são batizados nos três (mesmo que no último há visões distintas).
E você? Já se batizou?
Gabriel Henrique
contato.rasgouoveu@outlook.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário