sábado, 15 de julho de 2017

O verdadeiro significado do Pai Nosso

Paz amados,

Graças ao Pai, Gloria ao Filho, e Poder ao Santo Espírito.

O Pai Nosso, é um oração típica de todo cristão. E ela é bíblica (Mateus 6.9), e nós devemos observa-la, como uma oração modelo, ou seja, uma oração perfeita.

Venho hoje trazer os significativos da oração modelo de Jesus.


  1. A imitabilidade- "9.Portanto, vós oreis assim"

Jesus Cristo, nos mostra de inicio, que devemos usar essa oração como modelo, e se possível imita-la literalmente, mas precisamos compreender que não podemos usar de vãs repetições (Mt 6.7), então ficar repetindo o Pai Nosso não é bem visto por Deus. Devemos então te-la como modelo, de uma oração correta. Além disso, devemos acrescentar que se for imitar, não faça da boca para fora, mas a faça com fé e autoridade, pois é isto que é aconselhável (Hb 11.1).

      2. O direcionamento- "Pai Nosso"

Jesus Cristo, quando mostra a oração modelo, nos interpela a falar diretamente, ou até mesmo, exclusivamente com a primeira pessoa da Trindade, o Pai. Alguns ensinam que devemos orar e falar com o Deus Trino, mas Jesus ensina que devemos falar com o Pai (Mt 6.6), logicamente o Pai é um no Filho (Jo 10.30), assim como o Espírito Santo (Jo 14.16), logo o Deus Trino ouve a sua oração, mas a oração deve ser Direcionada ao Pai. (Sim, os três tem papéis principais no evento da oração: O Espírito revela-nos a palavra em gemido, Jesus intercede por nós pelo Seu Santo Sangue, e o Pai concede nossos pedidos).

        3. O temor- "que esta nos Céus, Santificado seja o Teu Nome!"

Jesus Cristo nos mostra a reverência, ou seja, o temor que devemos ter ao orarmos, pois não estamos falando com qualquer pessoas, mas com o próprio Criador Todo-Poderoso. Ele tem a essência da vida em suas mãos, e todo poder, toda a ciência, toda criatura, tudo que existe e subexiste, tudo o que está abaixo e acima dos Céus foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Ao falar com Ele, abaixe a sua cabeça, peça perdão pelos seus erros, e que Ele ouça a sua oração por misericórdia. Pois é isso que Ele faz todos os dias, age para conosco com muita misericórdia, pois não somos dignos de amarras as sandálias dos pés de Nosso Senhor.

        4. O anseio- "Venha o teu Reino"

Jesus Cristo vem nos dizer que nossos primeiros pedidos devem ser os mais importantes, e esses pedidos devem estar relacionados com coisas espirituais. Como todo verdadeiro Cristão, nosso dever é amar e esperar a volta de nosso Senhor com anseio, com amor e muita esperança. Os nossos principais pedidos devem ser relacionadas as coisas espirituais, visto que não somos deste mundo, mas sim passageiros, e que por fim, estaremos nos céus com Ele.

        5. O pedido- "Seja feita a tua vontade assim na Terra como no Céu"

Jesus nos ensina que devemos colocar a vontade de Deus acima de tudo, tanto na Terra (relacionada com coisas materiais) como no Céu (relacionado as coisas espirituais). Assim, inicia-se a mais grande verdade do evangelho: reconhecer, entender e viver os Planos do Divino para sua vida. Se na Terra, a vontade do Pai é fazer-nos passar por tribulações e batalhas, não temas, se a vontade do Pai é o centro da sua vida tudo vai dar certo, se a vontade do Pai é lhe abençoar, tome posse, pois se a vontade do Pai é o centro da sua vida tudo vai dar certo. Se nos céus o Pai te quer como cantor, músico, não saia do centro de sua vontade, se assim o Pai quer, tudo vai dar certo. Atentamo-nos para isso: viver a vontade dele.

        6. O sustento- "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje"

Jesus explicita um ensino "Basta a cada dia o seu mal" (Mt 6.34), dando a referência da não preocupação com o futuro, porque este pertence a Deus. O pão da referencia a duas interpretações a literal, comida física ao corpo e a espiritual, que é a palavra. Quando Jesus pede ao Pai o pão, pede não só para o seu físico para seu Espírito. Hoje, o pão simboliza a morte de Jesus, que tomamos na Santa Ceia, que também é uma aliança de que vivemos em comunhão com Ele. Por isso, peça para que Deus dê o pão natural para sua sobrevivência, mas também peça o pão espiritual que é para a sobrevivência do seu espírito, e a manutenção da sua comunhão com Deus.

        7. A cura interior- "perdoa-nos as nossas dívidas, como também nós perdoamos aos nossos devedores"

A intenção de Jesus é conscientizar o homem que temos uma dívida para com Deus. Essa dívida é clara: Ele estava falando de transgressões, a maior ofensa a Deus. Como homens nascidos de mulher, devemos a Deus por estarmos destinados a sua criação á condenação. Hoje, temos necessidade de pedir a Deus essa cura interior (que são elas: mágoa, inveja, revolta, amargura), que são reflexo de uma alma que não perdoa as pessoas (o próximo), portanto não tem o perdão de Deus para com essa dívida de transgressão. Mas, todo aquele que libera o perdão, é perdoado por Deus, através do Sangue do Unigênito do Pai, derramados por amor a mim e a você.

        8. A proteção- " e não nos induzas á tentação, mas livra-nos do mal;"

De um mundo caótico, perseguido, e que posteriormente Jesus iria ser morto, Ele nos ensina a orar em proteção de nosso vida espiritual, como proteção. Ele nos ensina, que não devemos confiarmos em nós mesmos, pois se passarmos por tentação, certamente cairemos, portanto, não ore a Deus pedindo forças para suportar a tentação, mas sim, que não passe por ela. O mal que Jesus se refere não é do "Maligno"( Diabo, príncipe das potestades), mas sim de nossa vontade de pecar, da própria irresistência ás tentações.

         9. A adoração- "Porque teu é o Reino, o Poder, e a Glória, para sempre. Amem."

Jesus finaliza a sua oração com adoração. Quando dizemos que o Reino pertence ao Pai, estamos falando que o Ele é supremo em tudo. O Reino pode indeferir a três tipos e lugares diferentes de Reino: O reino da humanidade, o reino monárquico, o reino interior, onde fica os lugares da decisão do seu coração, e o Reino Celestial. A estes três Deus deve reinar, como todo seu Poder, pois todas as coisas são Dele, por Ele, para Ele. A Glória, somente a Ele, pois não há merecedores, a não ser Ele, que nunca conheceu o pecado. Isso nunca vai mudar! Assim Jesus encerra sua adoração: adoração e profecia: Assim se sucederá.

Algumas bíblias, continuam a oração, mas é por falta de revisão, pois no versículo de número 14, Jesus começa um ensinamento do sétimo tópico deste estudo, o perdão é liberado quando perdoamos. Pois, como dito acima, a palavra amem é sentido de finalização, acabamento, e significa "assim se sucederá", portanto não é mais o Pai nosso.

Todas vezes que orardes procure espelhar-se nestes ensinos de Jesus, pois é necessário também aprendermos a orar, pois senão não seria necessário Jesus ensinar (Mt 6.5).

Apenas 9 passos para que aprendamos a falar com o Divino!


Elioenai Gabriel
contato.rasgouoveu@outlook.com

Página no Facebook: RASGOU O VÉU


O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!
EU SOU LIVRE, E VOCÊ??? 

quarta-feira, 12 de julho de 2017

A relação entre os livros da Bíblia e sua ordenativa

Que Jesus lhe encontre, isto é o que eu vos desejo.

Amados, alguns andam tentando deturpar o evangelho Nosso Senhor, utilizando a própria bíblia.

Acreditamos nós que ela infalível é, portanto não há erros mediante seus escritos pois, ela por completa é Divinamente inspirada. E como qualquer coisa Divina, não há erros.

Entrei no site da UOL, onde eles cederam um espaço para um escritor chamado Marcio Caparica, que até então nunca tinha ouvido falar desse descerebrado. 

Ele cria, em uma das suas postagens, uma lista contendo 13 passagens bíblicas, que ao ver da sociedade é um grande escândalo.

Mas, este post não vai ser uma resposta aquela postagem, mas sim embasamento teológico para vocês entenderem a resposta que vou dar á lista criada.

Para que vocês compreendam, primeiramente vamos entender como a bíblia é divida:

A DIVISÃO MAIOR
A divisão maior da bíblia, é entre o Antigo e o Novo Testamento, também chamado, de Velha e Nova Aliança, ou também a divisão maior. Essa divisão ocorre por um único motivo: JESUS VEIO A TERRA. Essa divisão não ocorre apenas na bíblia, mas sim no nosso calendário, onde os anos dos países cristãos zeram-se quando Jesus nasce.

Então, os livros criados antes desta data, chamamos de livros do AT/AA. Destes os cinco primeiros foram escritos por Moisés, conhecido como o Pentateuco. Estes são os livros principais do Judaísmo, onde o povo SEPARADO, ou seja, isralitas que seguem a JEOVÁ, devem obedecer cegamente. Pasmem os senhores, este escritor, utiliza 90% de suas bases bíblicas baseados nestes livros. As leis e festas judaicas foram baseadas nestes acontecimentos, que fiquem bem clara: leis e festas JUDAICAS. 

CLASSIFICAÇÃO DA PRIMEIRA ALIANÇA
Depois do pentateuco temos os livros históricos pessoais (que levam nome de uma pessoa, ex: Ester) e históricos gerais (que levam nomes secundários, ex: Crônicas), depois os livros de poesia, depois livros proféticos (profetas maiores e menores). Fecham no total estes do AT, 39 livros (mais 7, se católica).

O conteúdo desses livros variam-se, mas de modo geral, foram escritas para um povo específico e para um povo geral. Quando falamos povo específico estamos falando da nação de Israel, quando falamos de geral, estamos falando do mundo. Por isso, há diversos erros e perigos nisto, pois criam-se idéias erradas sobre um Deus correto.

Quando então, as leis festivas e comportamentais nos templos foram escritas por Deus, estava falando de uma nação específica, em um tempo específico. São leis e ordenativas totalmente restringidas de acordo com a vontade de Deus para o povo separado por Deus.

E como saber qual lei é geral e qual lei é específica? Tem dois jeitos de saber. O primeiro é sempre ler e analisar o contexto. Sem o contexto, matamos a palavra de Deus! Se no início de sua fala, Deus falar para a nação ou para um povo específico, citando nomes ou fazendo referências, com certeza não esta falando de outro povo. A segunda forma é o próximo tópico:

CORRELAÇÃO ENTRE O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO
Afinal, tem algum que é maior que o outro, ou que devo obedecer mais ou menos? Lógico que sim, afinal não vivemos mais na pré Cristo, mas sim na pós Cristo, e obviamente MUITA, mas MUITA coisa mudou.

Paulo em suas cartas apostólicas, escreve de forma dura sempre sobre isso. De todos os seus escritos, os teólogos definiram que o Novo Testamento é maior que o Antigo, por estarmos no tempo pós Cristo, ou seja, na era da Nova Aliança.

Então a correlação entre o Antigo e Novo, é que o novo vai ter uma superioridade sobre o Velho, ou seja, tudo o que o NT diz em conformidade com VT, esta lei permanecerá. Se o NT diz algo contrário sobre o VT, esta não tem valor para os da Nova Aliança. Se o NT não traz algum assunto do VT, vice-versa, segue a lei de quem foi o único autor.

Logo, a resposta para saber se uma lei é específica ou não é esta, olhe no NT, se ela não modificar, você, como cristão, deve segui-la.

Uma definição que gosto muito é que, o NT é um filtro do VT.

CLASSIFICAÇÃO DA SEGUNDA ALIANÇA
Os quatro primeiros livros da bíblia é conhecida como Evangelhos, depois o livro histórico, seguindo das epístolas paulinas (por Paulo, á pessoas ou igrejas), demais epístolas (variados autores), e de profecia.

Estes 27 livros possuem os assuntos mais variados também, aqui esta o mais alto modelo para se seguir. Estas são as leis máximas que todo cristão deve-se seguir cegamente.

Nenhum destes foram escritas pelo próprio Jesus, mas sim, por inspiração foram transcritas pelos profetas. Possuem objetivos diferentes, e isto já inicia-se nos evangelhos que contam a vida de Cristo, para povos diferentes, com interesses e necessidades diferentes.

A ORDENATIVA BÍBLICA
Mesmo assim, segue-se uma ordem de livros mais  importantes dentre todos eles. Entre eles mesmos, há uma hierarquia.

O primeiro livro acima de todos sempre será os evangelhos, pois neles temos palavras ditas pelo próprio Jesus Cristo. E também é necessário que levemos o livro de João como maior, pois é o único apóstolo a não sofrer mártir e é o mais próximo á família e do próprio JESUS.

Assim, se algum livro do NT se opor, lembre-se que os livros mais importantes deve-se ser os evangelhos depois os demais.

INTERPRETATIVA BÍBLICA
Sempre ao ler e interpretar o que se esta sendo falado deve-se sempre pensar como o escritor. Deve-se levar em consideração: costumes, cultura, fé, forma de se comportar, forma de pensar, forma de agir, época, situação governamental, situação financeira, últimas falas e pretensões.

Além disso, a originalidade de textos deve-ser muito apreciada, pelo motivo de algumas traduções não possuírem o sentido (objetividade geral da mensagem a ser passada) correto, ou que cria-se uma margem para diferentes interpretativas bíblicas.

REGRA GERAL E APLICATIVA DOS DIAS ATUAIS
Eis aqui uma lista sobre ordem de importância dos livros bíblicos:

1- EVANGELHO DE JOÃO (Apóstolo mais próximo de Cristo, escreveu as palavras de Jesus, sendo as mais fiéis possíveis, e cuidou da família humana de Jesus)
2- EVANGELHO DE MATEUS, LUCAS E MARCOS (Nesta ordem, pois Mateus é o evangelho mais velho, portanto mais próximo dos eventos)
3- ATOS DOS APÓSTOLOS (Lucas escreve-o para dar continuidade da história, e nesta temos a maior fonte de história da continuidade da Igreja)
4- EPÍSTOLAS PAULINAS (Paulo amava escrever, por isso, sempre transcreve reescreve, e corrige as suas epístolas, isso fica claro ao ler I e II a Coríntios)
5-DEMAIS LIVROS (Quando escrevo demais, não é no sentido de ter menor importância, mas sim, que estão no mesmo patamar.

Elioenai Gabriel
contato.rasgouoveu@outlook.com

Página no Facebook: RASGOU O VÉU


O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!
EU SOU LIVRE, E VOCÊ??? 

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Ser gordo é pecado?

Graça e paz é o que eu vos desejo em Cristo!

Ontem deparei-me com uma confissão de uma certa cidadã (que aparentemente já faz um certo tempo), proeminente no mundo gospel. Esta mulher, que se diz Cristã, declarou que pessoas obesas, vulgo gordas, "não combina com a igreja"- Disse Ana Paula Valadão, líder do Grupo Diante do Trono.

Alguns levaram como piada, mas claramente: ela não levou como piada, mas sim como um teoria teológica, dizendo esta mesma afirmativa: "Os gordos não vão ao céus!" Ora, fiquei muito indignado, pois também ando acima do peso.

Primeiramente devemos estabelecer uma primeira coisa que Jesus Cristo, revela á Tiago, que em sua epístola escreve que nós não devemos julgar o próximo pois, que nós julgamos somo mais observadores, ou seja, aqueles que tentam cumprir a lei, e passamos a ser juízes, ou seja, se colocando como o Grande Juiz.

Quando falamos que uma certa classe de pessoas não vão ao céu, sem ter no mínimo a base bíblica para tal afirmação, estamos simplesmente modificando ou criando passagens bíblicas inexistente, ou seja, estamos modificando a palavra de Deus, e aquele que modifica a Palavra de Deus, acrescentando ou retirando: este amaldiçoado é.

Podemos sim, afirmar que homossexuais cometem pecado (para mais informações, leia o Post: porque os crente odeiam os gays?), pois temos grandes bases bíblicas para tal afirmação, mas nunca condenamos os homossexuais ao inferno, pois não somos juízes.

Quando fala-se que gordos não combinam com a igreja, estamos falando que o corpo de Jesus, não é para pessoas obesas. Afirma-se também que o Sangue de Cristo não é capaz de salvar uma pessoa com problemas em sua saúde. Estamos falando que Deus não tem o poder de salvar estes homens.

Liguem-se á injustiça com a sua boca, e utilizam a sua influência para matar espiritualmente as pessoas, assim como Tiago mesmo escreve, que a língua do homem é uma faísca na floresta. E ainda acrescenta-se nas escrituras: que o homem que domina sua língua, homem perfeito é.

A boca, ou seja, a sua língua é declarada como a principal indicadora do seu destino eterno.

Bom, mas vamos lá, a declaração e o pensar desse senhora pouco me importa, sinceramente. Porém, essa afirmativa me faz criar um artigo em meu blog com o seguinte tema: SER GORDO É PECADO?

Já da para perceber pelo texto, que não, não é pecado.

Mas temos que tomar muito cuidado, porque apesar ser obeso não ser pecado, a gulodice é, e na lista do apóstolo João em Apocalipse, fator á condenado ao inferno.

A glutonaria é a demasiada alimentação. Simplesmente isso.

O homem que não se controla mediante uma mesa de alimentos, e alimenta-se não apenas do necessário, mas come acima do que precisa, mostra-se fraco mediante o seu auto controle.

Sabemos nós que uma das características no homem que tem o fruto do Espírito é justamente "controlar-se a si mesmo", conhecido como DOMÍNIO PRÓPRIO. A glutonaria é um dos principais indícios da ausência do tão desejado fruto.

Mas, a questão da glutonaria muita das vezes não esta ligada ao fato da pessoa ser gorda, isso depende da genética e condições do corpo da pessoa. Ora, há pessoas que não importa como se aplica uma dieta, seu corpo não perde tecido adiposo, e outros não importa quanto administre de gordura sobre o corpo, sempre permanece magro.

Curiosamente, o fato de ser magro ou gordo influencia no estado psicológico, na grande necessidade natural do homem que é ser aceito na sociedade. Mas, não só isso, a qualidade de vida é influenciada, e é ai que esta o segundo maior problema, mas para isto veja "Um post para mudar a sua vida".

Quando vi o vídeo desta cantora, ela continua dizendo que o gordo não combina com a vida cristã, porque é necessário jejuar. Vemos uma pessoa totalmente leiga! Além de teólogo, sou formado em Farmácia, e afirmo-lhes: o jejum constante não lhes fará perder peso.

O jejum constante pode sim te deixar mais perto do criador, caso seu coração esteja reto e disposto a Ele, mas o jejum desenfreado, incalculado e sem boas intenções, o que Deus quer com esse sacrifício, que não provém de uma alma necessitada? É um sacrifício morto.

Só para não lhes deixar com dúvidas, lá vai uma aula de bioquímica para vocês! Nas primeiras vezes que você fica sem comer por um longo período de tempo, você realmente conseguirá perder algum peso, porém quando você prolonga fazendo por mais dias ou mais tempo, o seu corpo perceberá, então (como uma sábia Obra Divina), o corpo guarda mais energia, porque sabe que você não ira mais ingerir. E quanto ele guarda, guarda no tecido adiposo, conhecido como gordura.

Portanto, se seu objetivo ao jejuar é emagrecer, não vá por este caminho.

Quer aprender tudo sobre jejum? Procure nosso post "Por que jejuar? Como jejuar?"

Homens e mulheres de Deus: tenha o fruto do Espírito em ti, e saiba que os pecados são perdoados. Ame-se para poder amar. E Deus acima de tudo!

Elioenai Gabriel
contato.rasgouoveu@outlook.com

Página no Facebook: RASGOU O VÉU


O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!

EU SOU LIVRE, E VOCÊ???