terça-feira, 24 de novembro de 2015

Ensinem como Cristo!

Olá amados!

Estamos mais uma vez aqui para proclamar o Evangelho da Salvação, que é um caminho árduo e longuíquo que eu e você devemos trilhar!

"E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas."
Mateus 7: 28 e 29

O ministério de ensino, para mim, é o mais lindo, perdendo só para o evangelismo, e não é porque sou evangelista não, mas pela gratificação de salvar almas.

Mas, do que adianta salvar almas, se não ás mantê-la dentro da casa do Pai?

É como se fosse um serviço incompleto. Onde a parte que você fez inicialmente não valesse absolutamente NADA. Você ganha a alma para Cristo em um dia, mas ninguém a ensina doutrina, ninguém auxilia aquela vida, ou até muito menos na parte material que talvez essa pessoa necessite, e assim em outro dia, não se vê mais aquela  alma. De que valeu seu serviço inicial?

O ensino é a pedra fundamental. Não há igreja sem ensino. Não há evangelho sem ensino. Não há caminho para salvação sem ensino.

Portanto, esse ministério é de extrema importância, pois sem ele não haveria como chegar Cristo.

Deus atribui tanta importância e preocupação com este ministério, que Ele diz que o Mestre (aquele que ensina) vai ter mais duro juízo. (Tiago 3.1)

Eu não sei o seu chamado, mas tenho convicção do meu!

Se você não sabe o seu chamado e nem o seu dom: Quer uma dica?

Eu não sei se ja ensinei isso aqui, mas no curso de Teologia III, o Mestre Diego Teodoro estava falando a respeito da descoberta do seu chamado. Ele me deu a seguinte dica:

Olhe e veja o porquê que as pessoas te procuram.

Porque o evangelho é feito PARA pessoas, logo as pessoas buscam os que estão na frente pregando o evangelho, se as pessoas te buscam procurando auxílio, você tem chamado para ser pastor, se eles te procurando para alguma dúvida para ser mestre, e assim vai...

Tem mais coisas a respeito de dom e chamado  NESTE POST,

O dom de ensino é tão amplo, que aqui estou eu ENSINANDO A ENSINAR.

Para um bom ensinador, um bom mestre, primeiro devemos olhar a qual público estamos falando

Se estamos falando para Crianças, devemos usar nenhuma palavra mais rebuscada, ou até mesmo usar muita palavras, e sim focar no uso de figuras coloridas, personagens, utilizar histórias biblicas animações e ensinos voltado a família, pois o ensino afeta também os pais, mas sempre (obviamente) falando de Cristo Jesus, o salvador das nossas almas.

Se estamos falando a adolecentes, utilize linguajar que eles utilizam, gírias, brincadeiras para prender a atenção, fale com assuntos diretos e voltados a sua realidade. Obviamente não estou falando de palavrão ou de palavras torpes, mas sim no prendimento da atenção dos adolecentes para que o ensino possa dar resultado, focado sempre em Cristo!

Se falamos para jovens, fale de forma correta, com liguagem, culta porém nunca rebuscada, de forma coerente, que prenda atenção e a provável imaginação que vem-se tendo conforme a o mestre vem  falando. Foque na interpretação bíblica voltada aos dias atuais. Sempre focado no ânimo no ensino, e estimulo a eles porque eles são a igreja de hoje. Foco sempre em Cristo!

Se falamos aos Varões, conte a história total, não seja muito direto, mas os convença usando argumentos, mostrando as histórias e as consequencias dessas histórias, ensinem uma vida voltada a esperança em Cristo, a vida eterna, as atribuições da Fé. Mostrando nossa esperança em Cristo!

Se ensinamos ás Varoas, que sejamos diretos e argumentativos, com uma palavra voltada a esperança em Cristo Jesus, a vida eterna, a preciencia de Cristo, e o descanço que ele tem preparado para nós, ensinem sempre com a bíblia aberta para que se aprouve o seu ensino. Sempre Cristo!

Se ensinamos a mestres, não seja direto mas toque cada assunto que é necessários para comprovar algo, use palavras técnicas para melhor compreenção e sempre com argumentos bíblicos retroativos a época para comprovação das mesmas. Seu foco? Cristo!

Coloquei no início um versículo que fala a respeito do ensino, a maneira cujo o qual Jesus ensinava. Ele deve nos servir de inspiração e espelho em nossos pregações e sermões.

Já ví muita gente pregar, não só na igreja o qual congrego, mas em outras denominações, e ví pessoas que tinham realmente a autoridade provinda dos céus, e a autoridade dada por psicologismo.

Jesus tinha obviamente autoridade para falar o que quiser, afinal ele é Deus, assim todo o plano pré-suposto por Deus, Ele o sabia pois ele é o mesmo, então a autoridade é consequencia da sua pregação. Nós que não somos Deus, temos que refletir a imagem do senhor através de nossas pregações, não com autoridade e emocionalismo, que provém da psicologia, mas da espiritualidade, provinda pelo Senhor Jesus Cristo.

A autoridade também não pode ser sub-entendida como gritos, como roupas caras, com diplomas, com posição hierárquica, ou com qualquer outra coisa que provenha da submissão humana, mas a autoridade é provido dos próprio céus.

Sexta passada, passei por uma certa situação, não estava participando diretamente da história, mas de forma de expectador. Estava voltando do serviço, e desci do ônibus da empresa para pegar o carro que ficava á alguns metros. Para chegar até onde meu carro ficava estacionado, tenho que passar pelo ponto, onde vi um MENDIGO que absolutamente do nada, parou e disse a uma jovem senhora:

"Todos os caminhos sou Eu que escolho. Apenas faça o que tem que ser feito, e verás a minha glória"

Então, ele pegou sua sacola, e saiu. Simples assim.

Eu te digo, que independente da classe social daquela mulher ou de qualquer diploma que ela tenha, ou de qualquer cargo que ela possua, só sei que aquele mendigo, foi autoridade sobre a vida dela naquele momento.

Por isso estou aqui para dizer para NÓS ensinarmos como Cristo.

Sabe porque?

Os Fariseus, Saduceus e Escribas, também chamados doutores da Lei, ensinavam muito, sabiam de tudo. Do início ao fim, e ainda por cima de cor. Mas, nenhum deles tem autoridade, porque antes de mandar alguém fazer, você tem que fazer!

A autoridade de Jesus era essa, ele não apenas ensinava como deveria ser feito, mas fazia, não so ensinavam o que era para não fazer, apenas não fazia.

A autoridade de Jesus era comprovada pela sua vida.

Há muitos, diversos homens que se colocam como homens de Deus, e ensinam de forma autoritária preceitos não divinos que fazem com que almas, não sejam sujeitas a Cristo Jesus.

Quado digo para você ensinar como Cristo é isso, não ser falso, HIPÓCRITA, como esses cidadãos eram, mas verdadeiros não só mediante a homens, mas mediante a Deus, assim ele proverá para ti a verdadeira autoridade.



Gabriel Henrique
contato.rasgouoveu@outlook.com



O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!

EU SOU LIVRE, E VOCÊ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário