É muito bom estar aqui postando uma mensagem para glorificar a Deus, e lhe trazendo a conhecimento a cerca das escrituras.
Em João 1.43, narra-se a história da conversão de Natanael, que é o quinto discípulo da narrativa a ser convertido.
Sendo o primeiro André e João, que saíram do discipulado de João Batista, Pedro convidado por Cristo, enquanto estava pescando, e Filipe, que é o principal vetor do convertimento de Natanael.
Jesus estava com seus três discípulos, e decidiu ir até a Galiléia (Vs 43), e assim convida a Filipe para ser discípulo de Cristo, e depois de seu aceite, Filipe se afasta do grupo e encontra a Natanael (Vs 45).
Neste encontro Filipe disse Natanael:
"Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José"
Essa declaração nos mostra que ele acreditou em Jesus imediatamente, e que estava ali para convencer a Natanael, de que Jesus era realmente o Cristo prometido.
E nisto, ele faz algumas declarações a cerca de Cristo:
1- Moisés havia falado sobre Ele- Filipe inicia falando sobre Moisés, que para os Judeus (seja da linhagem Farisaica ou Saduceus), o tinham como líder maior devido ser o escritor do Pentateuco, e assim iniciando-se a época da Lei. E assim, promete em seus escritos, um salvador (para base teológica, ver post "A Bíblia como essência Cristocêntrica parte I e parte II).
2-Profetas disseram sobre Ele- Sabemos nós que depois de Moisés veio os profetas, que trouxeram grande profecias messiânicas, prometendo um salvador e tempos de morte, luta, guerra mas também profecias da ressurreição, esperança, salvação e paz. Depois de Moisés, os profetas eram as figuras mais importantes, pois traziam a cerca da Esperança: Jesus Cristo.
3- Ele era filho de José- Na literalidade, Jesus não era filho de José, mas sim, criado pelo mesmo. Temos que trazer a ideologia de que um carpinteiro não era bem visto, portanto quando ele disse isso, não foi com intuito de impactar positivamente, mas sim de apenas dizer a verdade: ele foi criado pelo carpinteiro.
4- Ele foi criado em Nazaré- Claramente, Nazaré era pequena e portanto mais desprezadas, dentre as grande rivalidades que havia entre as cidades próximas, portanto a menor, não poderia vir alguma coisa boa, mas veio, veio a melhor coisa que já houve.
Depois deste último argumento, Natanael interrompe o discurso, e pergunta " Pode vir alguma coisa de Nazaré?" Tendo a ideia em sua mente, nos parâmetros do quarto tópico acima citado.
E Filipe convida: VEM E VÊ.
É um convite muito interessante, pelo motivo que toda teológica aplicada, conhecimento exímio ministrado da forma que satisfazeria todo judeu religioso, porém, á Natanael não.
Era necessário mais, para convencer a Natanael, era necessário IR e VER.
Muita das vezes, a muita teologia, as muitas provas são insuficientes para acreditarmos em Deus, acreditarmos em Jesus, e confiarmos cegamente naquele que nos criou, é necessário ir e ver o próprio Jesus, é necessário ter uma experiência espiritual é necessário conversar com Ele.
Quando Natanael encontra Jesus Cristo, assim disse Cristo:
"Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade".
Essa declaração, nos mostra que Natanael era, duplamente verdadeiro:
1-Verdadeiro Israelita- Israel é a nação escolhida por Deus para ser progenitora, ou a iniciadora, da pregação da Verdade Divina. Porém, estes se perverteram em suas pregações, e embaçaram a visão da verdade e do Messias. Aqueles que permaneciam na verdade, eram aqueles que esperavam e ansiava pela vinda do messias e entendia que eram propagadores das Sagradas Escrituras.
2-Verdadeiro em caráter- Observe que ele não era apenas um verdadeiro Israelita, mas nele não se encontrava dolo. Ele não era apenas um israelita em essência, mas era em seu caráter verdadeiro. Não agia com falsidade ou pseudo moralidade, mas andava em caminhos verdadeiros.
Não, Jesus não chama ele de santo, ele apenas vivia a sua vida, sem ter a concepção de que a imagem a ser passada, ou seja, o fingimento a dissimulação eram coisas sem nenhuma importância.
Com esta declaração de Jesus, Natanael fica abismado. Como pode, um homem declarar algo sobre mim sem mesmo me conhecer? Mal sabia Natanael, que ele estava falando com um onisciente.
Jesus então, expressa a seguinte fala:"Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar"
Jesus já sabia que Natanael seria seu discípulo antes que Filipe fosse chama-lo para ir e ver. E quando Jesus o vê, antes que Filipe fosse o chamar, Natanael estava abaixo da figueira.
A Figueira- A figueira, junto alguns tipos de árvores, são sagradas para os Israelitas. E é justamente nesta árvore (a Figueira), os Fariseus (famosa seita do AT e principal vetor da crucificação de Jesus), tinham costumes de sentar abaixo desta figueira, pegar pergaminhos dos livros do AT, e estudar.
A visão de Jesus, nos mostra que Natanael participava da Seita Farisaica, e era um religioso fiel. E além disto, nos mostra um apego pela palavra. Ele era um fariseu praticante!
Um contraste- Os fariseus e saduceus, eram por sua vez conhecidos sendo os mais falsos possíveis. Eles faziam coisas sua ações religiosas não com objetivo de fazer o bem, mas sim em se aparecer, ou seja, mostrar aos outros que eram realmente homens bons e religiosos. Porém era só imagem, que se eles mesmos criavam não faziam o bem porque amavam a Deus e a bondade. Em Mateus 6, fica explícito que eles eram verdadeiros hipócritas. Porém, Natanael apesar de esta inserido nesta sociedade maquiavélica, ele era uma pessoa que vivia em verdade.
A folha da Figueira- As folhas das figueiras caiam sobre os estudantes farisaicos, e todo os seus corpos ficavam coberto de folhagem. Esta mesma imagem de folhas se remete a uma mesma imagem criada no Gênesis 3.7 "Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais". Os homens tem este costume, de quando errar criar uma cobertura de folhas de figueira para se esconderem de Deus devido os seus pecados.
Os homens de hoje não são diferentes. Pecam ao produzir um bem falso e ao pecar fazem de si para aventais que ao mesmo tempo não serve para nada, pois Deus não olha para o exterior, mas para o interior do homem. Novamente, esta história se repete: Adão e Eva tentam esconder o pecado com algo exterior, Samuel da opções ao seu novo ungido olhando o exterior e os fariseus continuam a utilizar as folhas de figueira em suas ações, e hoje os homens encobertam os seus pecados com as folhas de figueira.
Assim como para Deus não serviu de nada as folhas de figueira no Éden, para os fariseus de nada servem. Eles serão consumidos pelo Lago de Fogo, assim como todos os que não praticavam a boa obra. Em Mateus 23 do versículo 13 em diante a maioria dos versículos iniciam "ai de vós escribas e fariseus". Aquele que não se converte e retira de si a capa de aventais feito pela folha de figueira, também gritara a frase "aí de mim", porque as dores serão muitas.
A mortificação- Quando Natanael se levanta, a proposta de Filipe, as folhas que dantes estavam em peso sobre o caráter de Natanael, eram caídas de acordo com o vento. Enquanto Natanael se levantava as folhas largavam o seu corpo e Ele ia de encontro com a finalidade de toda a Escritura: Jesus Cristo! Nisto, ocorre a mortificação da vivência falsa, mas sim a busca incessante e a vivência com a própria verdade. Após esta pequena declaração de Jesus, Natanael tem FÉ.
Quando Natanael possui na Fé de Jesus Cristo como messias, ele faz algumas declarações de como todo Cristão confesso deve olhar Jesus Cristo: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! "
1- Jesus é MESTRE- O mestre é aquele que ensina, ou seja, aquele que da conhecimentos que ficam armazenados em nossas mentes. Jesus Cristo tem que ser o Mestre de nossas mentes. Ele deve ser dono de tudo o quanto pensamos e desejamos. A nossa mente deve ser o reino de Jesus.
2- Jesus é FILHO DE DEUS- Jesus não era apenas um profeta, Ele é o filho do Deus Vivo. Colocar Jesus como Filho de Deus é deixar que Ele reine sobre sua alma e o seu espírito, permitir que o Seu Santo Sangue lhe purifique de todo mal. Ter a Jesus como filho de Deus é reconhece-lo como seu único e suficiente salvador.
3- Jesus é o REI DE ISRAEL- Jesus é o prometido Israelita salvador do mundo. Ao colocarmos Jesus como Rei, nos trás que Jesus é obedece-lo, é coloca-lo como governante de nossas emoções, de nossas escolhas, e permitir que Jesus seja o líder de tudo em seu ser em todas as coisas que você faz.
Depois desta declaração, Jesus expressa a seguinte verdade:"Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa! "
O homem que vive em verdade, e que coloca a Jesus nestas três posições, não terá ou verá apenas o pouco que o seu poder tem a oferecer, mas verá coisas maiores. O homem que vive em verdade terá experiências espirituais mais impactantes!
E quais são elas? Jesus disse:"Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem"
Esta imagem de ter anjos descerem e subindo sobre algum lugar é a mesma visão que anteriormente Jacó teria visto. (Gn 28.12)
Jesus é a escada que liga o homem a Deus. Sem Jesus não se há acesso a Deus. Jesus é o intermediador que liga a humanidade perdida no inferno e coloca em um caminho glorioso aos céus.
a maior verdade esta é, que os verdadeiros, serão salvos. Porém, aqueles que se utilizam da máscara de folhas, serão condenados ao inferno.
Elioenai Gabriel
contato.rasgouoveu@outlook.com
EU SOU LIVRE, E VOCÊ???