É com grande prazer que voltamos a mais um post neste humilde blog. Que o Senhor possa ser louvado e glorificado nesta mensagem: a Deus toda glória!
Venho hoje criar uma tese teológica da Eclesiologia, onde preocupa-se com a doutrinação do corpo de Nosso Senhor. Gostaria de comentar o principal fator que faz uma igreja morta.
Queira, por obséquio, estabelecer em vossa mente que a igreja morta são estas que, assim como mortos, não progridem na palavra, mas sim na constância do mínimo conhecimento.
Estes são os mortos, os estagnados, aqueles com os quais não possuem um futuro por certo. Há apenas um certeza: a paralisia.
Meus caros, sou de uma igreja com raízes assembleianas, ou seja, pentecostal. Assim como os leigos, que são maioria, dizem: do reteté. Vi algumas fatos marcantes, e endoidecedora, e também algumas histórias inacreditáveis, que se não fosse uma pessoa com minha confiança, não haveria acreditação.
E mesmo com todas estas experiências, não consigo compreender uma cousa:
OS HOMENS DESPREZAM A BÍBLIA E NÃO A SEGUEM, PORÉM AMAM AO DEUS DA BÍBLIA.
Afirmar isso, é a mesma coisa de dizer: amo a Cristo, mas não sigo sua ordem. Amo a Cristo, mas seu ensinamos não me importam. Cristo é tudo pra mim, mas as tuas leis não.
Isso é na realidade um grande paradoxo: Amo o autor da bíblia, mas não amo a bíblia. Ora, como pode?
Há desprezamento á aquilo que deveria receber maior atenção: A Sagrada Bíblia. Ela é a reveladora da face de Nosso Senhor.
Comparei em pesquisas alguns dados; dois mais especificamente: Atividades na igreja X conhecimento bíblico.
Essa comparação tem a finalidade de mostrar que a estagnação da igreja é diretamente proporcional ao seu conhecimento bíblico, ou seja, o quão mais próximo do verdadeiro evangelho.
O homem que pratica ações bondosas, tais quais refletem o que está escrito em Gálatas 5.22, se dá entender que a tua mentalidade é intrínseca, presa, vinculada, ou seja, extremamente parecida com as ordens da Santa Bíblia.
Lista caráter do homem cristão transcrito em Gálatas:
1°) AMOR
O amor se cumpre em atos, e não em palavras. Como posso dizer que amo ao meu irmão, se por trás o defaso? Como posso dizer se amo á Cristo se não o obedeço? Ora, para compreender mais sobre o amor, leia 1°Cor. 13.
2°) GOZO
Vem de satisfação. Estar satisfeito independente de sua situação. Estar satisfeito não por sua situação carnal, mas sim por que estar em Cristo é a melhor coisa que poderia ocorrer. Gozo que se resumi em satisfação, é o acrescente, é a seta que liga para a próxima característica: paz!
3°) PAZ
É aquilo que os homens mais desejam. É aquilo com o qual o homem mais busca. Mas, sinto muito, só se há paz em Cristo. Não há outro Príncipe da Paz, não há outro mediador entre os homens e Deus. Não existe paz, sem Cristo!
4°) LONGANIMIDADE
É intimamente ligado com paciência, ou uma das característica de Deus: tardio em irar-se. Há homens que não possuem essa característica. É muito difícil de te-la, principalmente aqueles que em outro tempo, vivia em brigas, seja longânimo. Segure sua explosão, permita que Cristo acalme a tempestade que existe em você.
5° , 6°) BENIGNIDADE E BONDADE
Há um grande confusão entre BEM e BOM. Sim, são coisas diferentes. BEM se confere á comportamento, intimamente ligado a AÇÕES. BOM se confere á qualidade de um ser, ou seja estamos falando de CARÁTER. Não se engane nem todo bondoso é benigno e vice-versa. Um exemplo? Se tenho o caráter bom, posso praticar a justiça, porque sou bom. Porém, Cristo não permitiu que cumprisse a justiça em nós, e morreu por nós: Ele não era só bondoso, mas também benigno.
7°) FIDELIDADE
É uma característica que está intrínseca ao caráter de Deus, que é imutável. Significa cumprir um compromisso fechado. Não estamos apenas falando de fala, mas de decisões que indicam em total certeza que a fidelidade está presente. Há diversas formas, de sermos infiéis para com Deus!
8°) MANSIDÃO
É o ato exagerado da calma. Lembra-se da longanimidade? Você só a consegue cumprir, tendo esta característica. A calma evita muitas dissenções, brigas, porfias, pelejas, além de nos conceder tempo para tomar decisões mais corretas, mais inspiradas na bíblia, além de fisicamente, evitar doenças, seja das mais variadas formas.
9°) TEMPERANÇA
É para mim uma a mais ser observada com cuidado. Costumo comparar a temperança com uma balança de equilíbrio. E nos seus picos laterais existem pesos. Esses pesos podem ser as mais variadas contradições, como: santidade e pecado, oração e vigilância, leitura da bíblia e atenção á família, carne e espírito. Para quem acha que temos que viver exageradamente santo ou no espírito, veja Eclesiastes 7.16.
O homem que possui essas características, são homens que refletem a gloria do Senhor, como se diz em 2°Coríntios 3.18, transformados na mesma imagem de Deus, pelo Espírito do Senhor.
A IMPORTÂNCIA DE FREQUENTAR UMA IGREJA CERTA!
O Espírito Santo convence o homem, para que haja convertimento. Porém, Ele age através das pregações que se pregoam.
Quanto se prega verdadeiramente a Santa Palavra de Deus, há um movimento do Santo Espírito que entra em contato com a mente, a alma e o espírito do homem, e os convence que Cristo, e apenas Cristo, é o verdadeiro e único caminho.
OU SEJA: Para sabermos a qualidade da igreja, ou para sabermos se a igreja esta realmente levando a Palavra Genuína de Deus é necessário observarmos apenas uma coisa: OS CRENTES DE LÁ.
Vemos em igrejas Neopentecostais, pessoas interesseiras, amantes do dinheiro, que possuem em si o espírito de Mamon. Vemos em outras igrejas que são enraizadas na bíblia, tais como os presbiterianos, divergindo o caminho de Cristo criando filosofias hereges, talvez. Confundindo a mente de irmãos convertidos, para encher as suas próprias igrejas. A assembléia não vai escapar não, parece que estamos ainda no tempo farisaico: porque amam tanto os primeiros assentos?
Convertam-se verdadeiramente "raça de víboras".
E é exatamente aqui que eu respondo a pergunta proposta pelo título: O que falta aos cristãos?
Bíblia, mas muita Bíblia mesmo. Conheçam verdadeiramente o vosso Deus.
A IGREJA MORTA ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A QUALIDADE DE SEUS MEMBROS.
Quando digo qualidade: nível de aproximação á Deus! Que é diretamente proporcional ao seu nível de aproximação da Bíblia, ás suas quantidades de orações diárias, aos seus jejuns semanais, ás suas boas obras, á sua preocupação com o Evangelho.
Gabriel Henrique
contato.rasgouoveu@outlook.com