terça-feira, 29 de março de 2016

Timidez é pecado?

Olá amados leitores!

Estamos mais uma vez aqui para proclamar o evangelho de Cristo, que traz salvação a todo homem!

Você alguma vez já ouviu falar que timidez é pecado?

Alguns dizem que não é. Alguns dizem que é. Mas, afinal de contas o que a bíblia diz?

Daqueles que defendem a tese de que a timidez é pecado, se utilizam do texto sagrado que se encontra no livro profético, Apocalipse:

“Mas, quanto aos TÍMIDOS, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, A SUA PARTE SERÁ NO LAGO DE FOGO QUE ARDE COMO FOGO E ENXOFRE, o que é a segunda morte.”
Ap 21.8

Portanto, como o texto é direto, sem simbologismo, metáforas, nem mesmo figuras de linguagem, podemos concluir então que sim, timidez é pecado!

Porém, se formos olhar a literalidade do texto seria desproporcional a timidez ser comparada aos homicidas, ateus, fornicadores, entre outros. Pois, todos, exceto a timidez, são pecado que se pode escolher, e os mesmos trazem seríssimas consequências!

Então, a definição que tomamos por timidez nos dias atuais é diferente da definição bíblica quanto ao assunto da timidez.

A definição de timidez de conhecimento empírico de nossa sociedade, é:

“Dificuldade de se relacionar, em relações curtas ou duradouras e interpessoalidade mal desenvolvida”

Porém, não podemos tomar como verdade esta definição, porque talvez o que entendemos por timidez hoje, não seja a mesma definição de timidez para o Apóstolo João, o escritor do livro de Apocalipse.

João, é considerado o Apóstolo do amor! Nas suas epístolas a palavra amor é o tema e conteúdo de tudo. Além das três epístolas, ele escrevera um Evangelho, que também leva o seu nome. E por fim, o tão temido livro de Apocalipse, escrito na ilha de Patmos!

João foi um dos doze, e fazia parte dos três mais chegados a Jesus (Pedro, Tiago e João), João era tão próximo de Jesus, que a bíblia relata que ele deitava, no ombro de Jesus!

Por ser tão próximo de Cristo, ele com certeza tinha uma definição de timidez, totalmente divergente do que temos nesta versão empírica da nossa sociedade.

Então, o que é essa timidez, segundo João?

Para sabermos mais disto, vamos ler uma história:

Esta história se encontra nos três primeiros evangelhos, mas gostaria de pensar com vocês a cerca dos relatos de São Marcos, no capítulo 4.35 ao 4.41, com ênfase no versículo 40.

Jesus entra num barco juntamente com seus discípulos, e Ele vai até à popa do mar, e dorme! Nisto vem uma grande tempestade, de modo que a água invadia o interior do barco. Os discípulos apavorados acordam á Jesus, e ele repreende o mar e o vento, e expressa a seguinte frase aos discípulos:

“E disse-lhe: Porque sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?”

Observe que a timidez empregada por Cristo, não refere-se a sua forma de ser, mas sim pela falta de exercício da fé!

Aquele que não exerce a sua fé, para Cristo é um tímido! Para João, então, também é!

E bem sabemos nós, como já fora estudado no blog, que Deus rejeita totalmente a pessoa sem fé, não porque Ele não o ama, mas porque é impossível agrada-lo. (Hb 11.6)

Por isso, a timidez é a falta fazer obras na fé! O que são obras na fé? É tudo aquilo que você usa a fé: a oração, o jejum, a caridade, o dízimo, a misericórdia, a pregação do evangelho, a espera da volta de Cristo, entre outras!

Outra confirmação é o Apóstolo Tiago se dizendo desta forma:

“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado”
Tg 4.17

A segunda maior lei de Cristo é: “ Amar ao teu próximo, como a ti mesmo”. Aquele, pois, que não faz o bem ao próximo, peca. E se agiu desta forma é porque não exerceu a sua fé, ou seja, você é um tímido, e que tem vergonha de dizer: “Eu sou cristão, e creio em Jesus Cristo”.

Á estes homens, que não vivem de verdade o evangelho, o futuro será, infelizmente, o lago de fogo: ao seu sofrimento eterno!



Gabriel Henrique
contato.rasgouoveu@outlook.com



O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!

EU SOU LIVRE, E VOCÊ???

Eu sou Cristo!!!

A paz do Senhor meu irmãos!

Graças ao Pai, estamos mais uma vez aqui, para proclamar o evangelho da mudança!

Em minhas leituras bíblicas, deparei-me com o livro aos Tessalonicenses, onde um versículo me deixou muito instigado. Veja:

“Para que o nome do Senhor Jesus Cristo seja EM VÓS glorificado, e VÓS NELE, segundo a graça de nosso Deus, e do Senhor Jesus Cristo.”
Ts 1.12

Destaquei dois conceitos colocados pelo Apóstolo Paulo. O primeiro é: “em vós”

O “vós” refere-se a mim e a você. O nome do Senhor Jesus, é em nós glorificado.

Eu e você podemos e devemos ser fonte de glorificação ao nome do Senhor!

Mas afinal, o que é glorificar (glórias)?
Glorificar é o ato de dar glórias, que é honraria maior, louvores de exaltação, cultuamento e admiração obcecada, maior exaltação possível.

Mas como glorificarmos o nome do Senhor?

A única (porém abrangente) forma de glorificarmos ao Senhor é sermos como Ele é (1 Cor 11.1). Termos a atitude de mudar-nos, e refletir Deus em nossas ações. 

Um exemplo?
Em joão 1, narra-se a história da conversão de Natanael (é o mesmo: Bartolomeu). Filipe o chama para conhecer ao Messias, porém, ele desacreditado diz: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”, mas mesmo assim, ele vai de encontro, Jesus mostra seu poder, dizendo o local onde ele estava antes que Filipe o chamasse. E ele expressa-se: “rabi, tu és o Filho de Deus, tu és Rei de Israel”

Se você for comparar, sem olhar o contexto, estas duas falas você diria que são pessoas diferentes! Mas são mesmo!

Eu Gabriel, convertido na pessoa de Jesus Cristo, não sou mais o Gabriel “pré-cristo”.

Dantes servíamos as nossas concupiscências, aos nossos desejos, as nossas decisões, mas hoje, renegamos tudo o quanto nos afasta de Deus.

Foi isso que ocorrera com Natanael, antes era o Natanael que não cria nas escrituras, era um homem sem amor, sem um redentor, sem esperança. Porém, quando há um encontro com Cristo, ele é outra pessoa, uma pessoa que primeiro, ele tem um mestre: “rabi”. Segundo, ele tem um Deus: “filho de Deus”. E finalmente, ele tem um Rei: “Rei de israel”.

Esse novo homem que surge, é o Paulo afirma: Jesus é glorificado em vós.

Assim, como deixamos de fazer as concupiscências carnais, e passamos a viver no Espírito, glorificamos a Deus, sendo eu e você, a Sua imagem e semelhança! Leia:

“Mas todos nós, com cara descoberta, REFLETINDO, como um ESPELHO, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma IMAGEM, como PELO ESPÍRITO do Senhor.”
2 Coríntios 3.18

A glória de Deus está em nós, através deste reflexo que fazemos dele!
E é por isso que a ele é glorificado em nós!


Há também, uma segunda vertente: “ E vós nele”.

Enquanto Cristo é glorificado em nós, nós nos glorificamos nele!

Sim, isto mesmo nós somos gloriosos, mas não porque merecemos ou porque conseguimos, mas é porque eu e você estamos nEle.

Por isso Paulo diz, em 1 Coríntios 9.15 que se há uma certa glória para nós, porém VINDOURA.

Esta glória não é o galardão, não é alcançar fama, não é ter riquezas, não é ser reconhecido.

Esta glória que temos, é de termos recebido a pessoa de Deus em nosso ser, disto sim devemos nos gloriarmos!

Alguns se gloriam do carro, outros da casa, outros do seu diploma, outros do seu salário, outros do seu estilo de vida, outros pela sua inteligência, mas tudo isso é em vão e passageiro.

A única coisa ao qual, eu e você, devemos nos orgulhar, é de ter Cristo em si! Se você, infelizmente, ainda não tem-no, não há nada que se possa se orgulhar!


Deixa eu expor uma coisa bem clara, eu e você não somos o Cristo! Eu e você somos o reflexo dEle.( Como fora citado a cima 2 Cor 3.18)

ENTÃO...
Se Ele é bom, procure fazer o bem. Se ele é amor, procure amar. Se ele é justo, procure fazer justiça. Se ele é santo, procure ser santo. Se ele é misericórdia, procure ser misericordioso.

Isso é EM VÓS glorificar, e NELE, sermos glorificados. Isto é ser Cristão.

Ser cristão é ser “Jesus” para as outras pessoas!


E você? és “Jesus”?


Gabriel Henrique
contato.rasgouoveu@outlook.com



O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!

EU SOU LIVRE, E VOCÊ???

domingo, 27 de março de 2016

Livre Arbítrio X Predestinação

A paz do Senhor seja com todos!

Meus queridos, venho hoje discutir um dos assuntos mais divergentes, de toda história teológica.
Grandes teólogos, em sua imensurável sabedoria, não chegou-se ainda em uma conclusão: É tudo predestinado, ou nós escrevemos a nossa própria história?
Temos base bíblica para defender as duas teses. Porém, antes de nos aprofundarmos no assunto, queira considerar a definição das duas conceituações:
PREDESTINAÇÃO: determinação antecipada do destino de algo/alguém.
LIVRE ARBÍTRIO: possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante.

Logo, diz-se que a predestinação é o fato, de Deus escrever uma história, para cada ser humano. E o ser humano, apenas vive o que Ele predeterminou, concluímos então, que Deus Pai, escolhera os moradores dos céus, e os sofredores do inferno, também a sociedade o qual nascemos, os pecados que cometemos no onde, quando, e porque.
A base bíblica teológica:
II S. Pedro 1: 10“Portanto irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição...”37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados!Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo de suas asas, e vós não quisestes!
João 640 De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.51 Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo, assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.

Afinal, qual é a mais verdadeira?

Em suma: isso não implica na sua salvação, nem muito menos na sua vida para com Deus. Mas, é um assunto que devemos refletir!

Efésios 1: 5 "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo...”Efésios 1: 11“...havendo sido predestinados, conforme o propósito daquEle que faz todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade.”Romanos 8: 29“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme à imagem de Seu Filho...”Romanos 8: 30“E aos que predestinou a estes também chamou; e os que chamou também justificou...”

Se nós fôssemos interpretar na literal o pressuposto dito por Pedro e Paulo, poderíamos afirmar que Deus assim o fez.Porém, na legalidade da justiça perfeita divina, concluiríamos, que o sacrifício de Jesus não foi a todos, pois qual seria a necessidade dele morrer para um povo predestinado, por ele mesmo, ao fogo eterno? Se assim fosse, qual seria o sentido do Senhor, nosso Deus, nos dar a vida? Se todos predestinados estavam, porque não cria-se logo as moradas celestiais e adentremos-nos adiante. Se estamos predestinado, qual o sentido de pregarmos o evangelho a todos? Já sabe-se o seu futuro individual.Por isso, dentro da realidade bíblica, não podemos aceitar a teologia da predestinção apregoada por João Calvino, como verdade totalitária.Em outra tese, existe a do Livre arbítrio, que não se tem versículos falando diligentemente acerca do assunto, mas histórias e afirmações que pressupõe essa provável realidade.A base bíblica teológica:João 316 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.Mateus 3Tito 2 11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, 12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente.1 Pedro 210 Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa eleição;porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em algum tempo. 11 Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Mateus 16.2424 Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.Atos7Com certeza, a maior prova da existência do livre arbítrio é esta: PODEMOS RESISTIR AO ESPÍRITO SANTO. Mas, também não podemos coloca-la como verdade totalitária, porque não somos totalmente, isentos de influências, logo não é um LIVRE arbítrio.Se você for estudar de forma detalhada, principalmente a definição da mesma, vemos a seguinte afirmação: "isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante." Logo, a decisão pura (livre), sem a influenciação de qualquer espécie, é quase que impossível, em meio a prática.Mesmo que sejam pequenas decisões, as coisas que mais influenciam sobre as elas são: estado físico ( cansaço, disponibilidade, paciência, humor, entre outros), estado mental (humor, intelectualidade, vigorosidade, capacidade, entre outros), interferências do meio (opiniões de pessoas,som alto, pessoas ao redor, pressão, cobrança entre outros).Mesmo que não seja uma pequena decisão, ela não esta livre destas influências, logo não é verdade totalitária o livre arbítrio.Deus não definiu eleitos, não só aos destinados aos céus, mas também ao inferno, pois injustiça cometeria. Nós não temos capacidade de arbitrar livremente.Mas, se nós fomos analisar diversos preceitos bíblicos, temos que a pessoa de Deus, é em sua capacidade chamado de ATEMPORAL, ou seja, fora do tempo, ou além do tempo. Deus ele não está preso no tempo. Foi ele que criou o tempo.Quem é capaz de me dizer qual é o ano em que Deus está? Quem pode me afirmar, que para um Deus que não é preso no tempo, esta no presente conosco? Quem sabe se ele está no futuro, ou junto vivendo com antepassados?Pois é! Nós mesmo, nem sequer conseguimos enxergar o presente! Sabe porquê? os nossos olhos enxergam através da luz. A luminosidade bate nos objetos e refletem em nosso olho, de ponta cabeça, e o nosso cérebro, vira a imagem e defini as cores. Portanto, tem um certo tempo até a imagem chegar ao nós, logo o que vemos é passado!Nós não temos a capacidade de entender a eternidade. Imagine um algo eterno. Algo que não há fim, nem muito menos começo... Difícil, não?Compreenderemos as coisas espirituais, a quando nos tornarmos 100% espirituais, porque assim como Paulo afirma, que hoje o vemos como um espelho em enigma, mas logo o veremos face a face, e poderemos compreender a eternidade.Voltando ao assunto, nós realmente decidimos sobre nós mesmos, porém como Deus está sempre á frente do nosso tempo, já sabe todas as nossas decisões.Porque talvez, eu e você, que somos presos ao tempo estejamos vivendo o agora, mas Deus ja viveu a eternidade, ou seja, o passado, o presente, o futuro próximo, e o vindouro.Assim, afirmamos que o Pai, não predestinou em sua eleição, seja ao gozo, seja ao céu, mas ele conhece tudo o quanto decidirás, e sabe qual o futuro que tu decidiras.Entre os dois, prefiro excluir e aceitar parte das extremidades.Pense, reflita e subjugue.e você? Livre arbítrio ou predestinado?contato.rasgouoveu@outlook.com


sábado, 26 de março de 2016

E depois que Deus entra?

A paz amigos!

Gostaria de refletir convosco acerta de um estudo simples, porém de grande valor.

Costumeiramente ouvimos alguns pregadores afirmarem: Você tem o livre arbítrio, a livre decisão, você escolhe seu destino.

E esta é a verdade. Somos livre para decidirmos sobre nós mesmos (Gn 2: 16,17). E Deus, quando quer entrar na vida de alguém, ele não invade, mas entra com a sua permissão e o seu querer. (Zc 4.6)

Mas não é isso que eu vim discutir, até porque este assunto já fora discutido no blog.

Minha pergunta reflexiva hoje é: E DEPOIS QUE DEUS ENTRA?

A história que iremos refletir se encontra no Evangelho de João 2:16 em diante.

Você com certeza já ouviu esta história:

 Jesus, vai ao templo em Jerusalém, e se depara com vendedores. Estes vendedores, ficavam dentro do templo, e negociavam pombos, ovelhas e bois.Jesus, com grande ato de revolta, expulsa-os e quebra os seus aparatos.

Se nós fôssemos, trazer esta passagem em forma de aplicabilidade em nossas vidas, vamos usar a interpretativa bíblica.

  • O Templo nos simboliza (1Cor 3.16).
  • O pombo simboliza o Espírito Santo ( Mt 3.16)
  • A ovelha, Jesus Cristo (Is 53.7)
  • O boi a Deus Pai (1 Cr 29.11)

Se eu e você somos o templo, e ele entra no templo, quer dizer que você já aceitou a Jesus, porém infelizmente não ocorreu, por enquanto, a segunda parte: A EXPULSÃO!

Quando nós aceitamos a Cristo em nosso ser, o primeiro passo que ele faz é este, e nós devemos ajuda-lo. 

Temos que ter a necessidade, de expulsar toda imundícia, que em nós dantes habitara.

Os cambiadores (vendedores ou negociantes) simboliza isso, tudo aquilo que faz com que o templo não esteja puro.

Estes são os que vendem a sua fé, negociam a presença de Deus em você.

Observe a ordem que ele coloca: “ Bois, ovelhas e pombos” do maior menor. Sem a misericórdia de Deus Pai (At 17:11) , não há o sacrifício da ovelha (Mt 27), que não há a morada do Espírito Santo em nós (1Cor 3.16).

Quais são seus cambiadores?A pornografia? As mulheres? A língua? A homossexualidade? O desejo carnal? Eu infelizmente não sei, mas você sabe!

Não importa o que seja, mas lhe digo: EXPULSE-O.

Eis a pergunta, que não quer calar: O que esta fazendo para que o seu templo não seja impuro?

Se Jesus, mora em você, não pode mais haver cambiadores!


Nunca mais, negocie a sua fé! Há, por acaso, algo de maior valor?

Gabriel Henrique
contato.rasgouoveu@outlook.com



O VÉU RASGOOOOOOUUUUUUUUUU!!!!

EU SOU LIVRE, E VOCÊ???